Futuro antecipado
Peugeot e-2008, o SUV elétrico francês que chega ao Brasil, é testado na Itália
Quando se trata de SUVs, a oferta no mercado hoje é impressionante. Vai desde modelos compactos até os mais poderosos de dimensões imponentes e acabamentos premium para os quais, na realidade, serão mais olhados do que acessados, já que têm preços proibitivos. Como prega o antigo provérbio chinês, a virtude está no meio. E este é certamente o maior mérito do novo Peugeot e-2008, o SUV elétrico da marca francesa. O e-2008, derivado da segunda geração do 2008, foi apresentado oficialmente no Brasil nesta segunda semana de novembro.
O curioso é que este lançamento ocorre antes mesmo da versão convencional, já que, por aqui, a Peugeot insiste em oferecer o velho 2008, que está fora de linha na Europa e na China desde 2019. No caso do e-2008, não se pode nem dizer que sua chegada iria envelhecer ainda mais o modelo antigo. Ele deve funcionar exatamente como os modelos premium na Europa e Estados Unidos: um carro de vitrine que funciona mais para exibição de tecnologia que para vendas. Isso por conta do preço. O valor mostra a vontade da marca francesa de ganhar mais relevância no mercado brasileiro, pois ficou em estratégicos R$ 259.990. Isso é menos que a versão hatch, e-208, que está sendo oferecida por R$ 264.675, mas deve sofrer uma deflação nos próximos dias.
Na parte estética, o modelo realmente parece uma versão mais encorpada do 208. Em comparação com a primeira geração de 2013, que chegou ao Brasil em 2015, as linhas se distinguem por um visual bem esportivo e agressivo. As soluções são semelhantes às usadas no 208. A grande grade central tracejada na cor do carro e sem moldura traz o novo logotipo da Peugeot al centro. Os conjuntos óticos, com sistema de iluminação full led, é composto por um farol e uma assinatura luminosa com três linhas verticais, como referência às garras de um leão. A mais externa dessas linhas se projeta pela borda do para-choque até a altura do cluster do farol de neblina.
O capô traz vincos bem-marcados, que podem ser vistos também nas laterais, em formato triangular até a parte traseira. As linhas são geométricas, mas criam volumes que se assemelham a tônus muscular, o que dá um aspecto orgânico ao modelo. A traseira é cortada horizontalmente por uma faixa reflexiva logo abaixo do vidro e que liga uma lanterna à outra. As luzes repetem o visual do SUV médio 3008, com três linhas verticais em led, repetindo a referência às garras de felino. Em relação à arquitetura, trata-se da plataforma modular EMP1, versão da CMP para veículos elétricos compactos, lançada em 2019 no próprio e-2008.
Comparado ao2008 convencional, o e-2008 define sua identidade em dois aspectos: pelo logotipo “e” na tampa traseira e da tomada de carregamento no lugar onde normalmente fica a boca do tanque de combustível. Movendo-se para o interior, o painel de instrumentos digital repete o conceito i-Cockpit 3D, presente no 208. A central multimídia traz uma tela touch de 10 polegadas alinhada com o painel. Na parte inferior do console central ficam os controles climáticos e o seletor de modo de condução, com as opções Esporte, Normal e Eco. O pacote é completado pelos vários nichos para acomodar objetos e a plataforma de carga por indução para smartphone.
A imagem tecnológica do novo Peugeot e-2008 é justificada pelo conteúdo. O SUV conta com um pacote de ADAS para a condução semiautônoma Nível 2. O destaque é o Drive Assist, que combina a ação do controle de cruzeiro adaptativo, com função stop&go, monitor e centralizador de faixa de rolagem, assistente de estacionamento, monitoramento de ponto cego, alerta de colisão com frenagem automática de emergência com detecção de pedestres e ciclistas até 140 km/h, alerta de saída de pista não intencional, farol alto automático, leitor de placas de velocidade e monitoramento de atenção do motorista.
É sob o capô que o novo Peugeot e-2008 difere da versão endotérmica. Ali fica o powertrain totalmente elétrico com ímãs permanentes com potência de 100 kW, ou 136 cv, e 26,5 kgfm de torque máximo. Ele é alimentado por uma bateria de 50 kWh posicionado sob o piso, que oferece uma vantagem substancial em termos de espaço a bordo e equilíbrio de pesos entre frente e traseira. Este é exatamente o mesmo conjunto usado no e-208 vendido no Brasil.
Com este equipamento, o SUV francês atinge uma velocidade máxima de 150 km/h no modo Sport e acelera de zero a 100 km/h em 8,5 segundos. Ao mesmo tempo, a autonomia projetada pelo ciclo WLTP é de 310 km, enquanto no e-208 é de 362 km – exageradamente otimista nos dois casos. A recarga leva 7 horas com wallbox de 7,4 kW e 22 horas em uma tomada doméstica de 220 V. Numa coluna de 100 kW de carga rápida, em 30 minutos é possível atingir 80% da carga da bateria (Texto de Carlo Valente, Infomotori.com, Itália, exclusivo no Brasil para Auto Press. Fotos de divulgação).
Impressões ao dirigir
Poder instantâneo
Como costuma acontecer em testes arranjados pela montadora, a Peugeot tratou de encontrar um itinerário que favorecesse o e-2008. Ou seja: grande parte foi cumprido em trajeto urbano, onde o para-e-anda do trânsito favorece a autonomia de qualquer carro elétrico. De fato, pelas ruas engarrafadas de Milão foi possível percorrer 12 km em uma hora e o SUV elétrico francês mostrou bem eficiente.
A aceleração e o manuseio são as duas características que mais se destacam no e-2008. As arrancadas se tornam uma ação bastante prazerosa e torna o SUV especialmente ágil na disputa de espaço na cidade. O silêncio no interior é fantástico e torna a convivência com o modelo ainda mais agradável. Os freios são excelentes, mas pouco são acionados, já que a redução de velocidade é potencializada pelo sistema de recuperação de energia.
Em vias expressas ou rodovia, a força do motor mantém a sensação de vigor permanentemente. A rigor, tanto na cidade quanto na estrada é possível conduzir o e-2008 apenas modulando a pressão no acelerador. A direção é excelente e não é preciso tomar conhecimento do câmbio. Uma vez posicionado em Drive, basta acelerar para sentir o torque incrível característico de um motor elétrico.