Institucional

Informar, analisar e contextualizar de forma ágil e objetiva tudo o que de mais importante acontece no Brasil e no mundo dentro do amplo universo automotivo – indústria, produtos, serviços, mercado, negócios e marketing.

Busca permanente da elevação dos padrões de qualidade jornalística e da absoluta confiabilidade das informações.

Como muitas boas ideias, MotorDream surgiu de um sonho: criar uma publicação automotiva com uma proposta editorial verdadeiramente moderna e inteligente.

 

MotorDream foi elaborado pela empresa jornalística Carta Z Notícias – a mesma empresa que, em 1992, lançou o noticiário Auto Press. Atualmente, Auto Press é o conteúdo editorial automotivo mais lido do Brasil e abastece mais de 30 jornais e revistas, que somam uma tiragem superior a um milhão de exemplares, além de 12 portais.

 

Desde que foi ar ar pela primeira vez, em 28 julho de 2009, MotorDream trabalha para unir a agilidade e a versatilidade da internet ao foco permanente no interesse do consumidor brasileiro de automóveis. Tudo isso apoiado nos princípios do bom jornalismo e também na ampla rede de acordos editoriais internacionais com veículos especializados como InfoMotori (Itália), AutoCosmos (México), MegaAutos(Argentina), AutoAnuario (Uruguai) e AutoMotriz (Venezuela).

 

Além de informações mais globalizadas, quentes e confiáveis, outro resultado dessas parcerias é que MotorDream é o veículo de comunicação brasileiro que mais publica testes de veículos – em média, um veículo testado por dia útil. Boa parte desses testes é publicada em MotorDream em primeira mão imprensa especializada nacional. É também o site nacional que mais produz conteúdo editorial sobre indústria automotiva – média de 15 notícias por dia útil.


Como qualquer bom portal jornalístico, MotorDream também busca publicar as notícias na frente dos concorrentes e privilegia a exclusividade das informações. Mas considera igualmente importante reafirmar a ideia de contextualização e aprofundamento da notícia para atrair o leitor/internauta pensante, que procura um jornalismo automotivo de alto nível.

 

Para permitir maior interatividade com esse público tão exigente, a opção é fazer de MotorDream um portal do gênero “comunidade online”, onde cada internauta pode opinar livremente sobre todas as notícias publicadas – basta se cadastrar. Todo o comentário deve ser identificado, o que também contribui para elevar o nível de qualquer crítica ou debate.

 

O conteúdo editorial está dividido por áreas de interesse. Por isso, o leitor de MotorDream sempre encontra pautas selecionadas dentro de critérios jornalísticos lógicos e modernos, que valorizam o tempo e a inteligência de quem busca informação qualificada. A intenção é que cada uma das seções – Acessórios, Autopeças e Insumos, Indústria, Lançamentos, Ônibus e Caminhões, Motos… – funcione como se fosse um site independente, que ofereça cobertura específica, atualizada e completa sobre cada tema. Afinal, não dá para perder tempo “separando o joio do trigo” na internet.


Enfim, MotorDream tem como objetivo oferecer um jornalismo ao nível da melhor imprensa automotiva mundial, que atraia o internauta que exige informação qualificada. E, em consequência disso, se tornar uma mídia online cada vez mais eficaz.

linha do tempo


MotorDream vai ao ar pela primeira vez. A primeira matéria publicada é a reportagem “A coceira dos dezessete”, sobre a tensão que toma conta de muitos adolescentes brasileiros às vésperas de tirar a carteira de motorista.

28 de julho de 2009

MotorDream se torna site parceiro de UOL Carros, a editoria automotiva do UOL. Atualizado 24 horas por dia, sete dias por semana, o UOL é a maior empresa brasileira de conteúdo e serviços de internet. Segundo o Ibope, o portal é líder no país, alcançando uma audiência superior a 34,3 milhões de visitantes únicos e mais de 4,9 bilhões de páginas vistas por mês.

Janeiro de 2010

No primeiro ano de MotorDream, segundo o Google Analytics, a audiência total foi de 2,22 milhões de visitas (com 4,08 milhões de pageviews e 1,08 milhão de visitantes únicos).

28 de julho de 2010

Para facilitar a missão de se tornar um portal de referência, MotorDream passa a contar também com as matérias do noticiário Auto Press.

Janeiro de 2011

No segundo ano de MotorDream, a audiência dobrou em relação ao primeiro ano. Foram 4,34 milhões de visitas (com 7,45 milhões de pageviews e 2,26 milhões de visitantes únicos).

28 de julho de 2011

A reportagem “Pequenos parceiros de grande valor”, escrita pelo jornalista Luiz Humberto Monteiro Pereira e publicada em 28 de fevereiro de 2011 em MotorDream, foi premiada como Destaque na Internet da quinta edição do Prêmio SAE Brasil de Jornalismo.

5 de abril de 2011

Em 2011, MotorDream registra um crescimento de audiência de 116,5% em relação a 2010. Em dezembro de 2011, segundo informações do Google Analytics, MotorDream totalizou 1.150.671 visualizações de página, 687.617 visitas e 485.951 visitantes únicos, que se configuram no recorde de audiência do portal automotivo.

1 de janeiro de 2012

É publicada a reportagem “Renault mostra novo teaser do Clio IV”, que se torna a notícia número 10.000 em MotorDream.

2 de maio de 2012

MotorDream torna-se parceiro do BOL, o serviço de e-mail grátis pioneiro no país, com mais de 3,7 milhões de contas ativas. O portal ainda reúne canais de notícias e entretenimento, com atualização diária. O BOL tem aproximadamente 550 milhões de páginas vistas por mês, incluindo páginas de notícias, fotos, vídeos, webmail, bate-papo e parceiros.

Junho de 2012

No terceiro ano de MotorDream, a audiência aumentou 39,59% em relação ao segundo ano. Foram 6,15 milhões de visitas (com 10,38 milhões de pageviews e 3,56 milhões de visitantes únicos).

28 de julho de 2012

Em 2012, MotorDream registrou um crescimento de audiência de 17,47% em relação a 2011. Totalizou 10.151.968 pageviews durante o ano.

1 de janeiro de 2013

MotorDream passa a oferecer, para download e acesso gratuito, a publicação “Auto Press – 20 Anos em Revista”, que comemora as duas décadas de existência do noticiário automotivo da Carta Z Notícias e inclui um panorama automotivo brasileiro dos período entre 1993 e 2012.

Abril de 2013