Share on facebook
Share on twitter
Share on email

Avaliação do Audi Q5 que chega ao Brasil em junho

SUV em evolução

Avaliado no México, novo Audi Q5 2021 vai chegar ao Brasil em junho com mudanças no visual e melhorias tecnológicas

                O Audi Q5 2021 vem de uma linhagem recente, mas relativamente bem sucedida. O modelo foi introduzido em 2008 e esta primeira geração teve uma longa duração – foi substituída apenas em 2017. Esta segunda geração, apresentada no Salão de Paris no final de 2016, trouxe como novidade o fato de que seria produzido na fábrica mexicana da Audi em San José Chiapa, em Puebla. É de lá que virá o modelo renovado para a linha 2021, que passou por uma renovação que promoveu um leve face-lift e diversas atualizações técnicas. A linha Q5 2021 ficou em oferta promocional de pré-venda no Brasil entre fevereiro e março, com entregas previstas para junho e julho.

     

 

     

    Neste face-lift de meia-vida, na parte frontal mudaram grade, para-choque e faróis, com ângulos mais aerodinâmicos. Na traseira, uma barra cromada passa a ligar uma lanterna à outra e o extrator sob o para-choque foi redesenhado – estas mesmas alterações foram aplicadas ao Q5 Sportback – a versão cupê da linha. Opcionalmente na versão de topo, S-Line Black, o sistema de iluminação pode ser Oled, que é configurado no momento da compra para apresentar um de três desenhos de luzes diferentes.

             As mudanças visuais praticamente não afetaram as dimensões do modelo. Apenas o comprimento foi ampliado em 2 cm, para 4,68 metros. A largura se manteve em 1,89 m (2,14 m com espelhos), com 1,66 m de altura e 2,82 m de entre-eixos. O peso das três versões que chegam ao Brasil – além da S-Line Black, a básica Prestige e a intermediária S-Line – fica em torno de 1.930 kg.

              

  No mercado brasileiro, o modelo recebe uma única configuração de trem-de-força, chamada de 45, que define as versões com motorização térmica com potência entre 230 e 250 cv de potência. Especificamente, é um motor 2.0 TFSI de quatro cilindros rende 249 cv e 37,7 kgfm. acoplado a uma transmissão de dupla embreagem de sete marchas e a um sistema híbrido leve de 12 volts. A força é sempre distribuída através de um sistema de tração integral quattro. O modelo avaliado Q5 45 TFSI S Tronic quattro S-Line é vendido no Brasil por R$ 345.990 – a versão de entrada, Prestige, fica em R$ 309.990, enquanto a S-Line Black vai a 369.990, sem opcionais.

 

               O Q5 2021 recebeu um sistema híbrido leve composto por uma bateria de íon de lítio de 12 v. A ideia é suportar o motor a combustão, oferecendo benefícios como permitir que o veículo circule por inércia com o motor desligado, até 40 segundos a velocidades entre 55 km/h e 160 km/h, o que reduz o consumo de gasolina e as emissões de CO2. Da mesma forma, a função do sistema Start/Stop é estendida desligando o motor abaixo de 22 km/h, antes que ele pare completamente. Outro recurso é utilizar o sensor dianteiro para detectar o início do movimento do carro à frente para acionar o motor antes mesmo de o motorista soltar o freio.

    Por dentro, como em um típico modelo high-end da marca, a qualidade dos materiais utilizados, as combinações e as texturas são de boa qualidade e muito bem escolhidas. Outra evolução do Q5 foi no sistema de infoentretenimento, que passa a contar com uma tela maior – passou de 8,3 para 10,1 polegadas ‑, touchscreen, que permite manipular diversos recursos do carro. O sistema também permite a conexão sem cabos, é compatível com o Android Auto Apple CarPlay e Alexa, da Amazon e no console central há um carregador por indução (reportagem de Alejandro Konstantonis, doAutocosmos/México,exclusivo no Brasil para Auto Press).

Primeiras impressões

Sob controle

 

                Apesar de ser um veículo de dimensões generosas, o motor de 2.0 litros é totalmente capaz de animar com facilidade o Q5. Mesmo tendo um peso em ordem de marcha em torno de duas toneladas, o desempenho é muito bom. A caixa de sete trocas ajuda muito na firmeza e na qualidade do passeio e o conjunto oferece acelerações progressivas e vigorosas, sempre que exigido.

             O sistema de tração integral quattro aumenta de forma explícita a sensação de segurança, principalmente em velocidades mais altas. Ao mesmo tempo, o trabalho da suspensão também é notável. Embora não seja uma versão esportiva, ela consegue ter um controle absoluto sobre os movimentos da carroceria e dá ao modelo a capacidade de encarar curvas em velocidade bem superiores à indicada pela legislação e pelo bom senso.