Share on facebook
Share on twitter
Share on email

BMW 1500 New Class

BMW que inventou o sedã esportivo completa 60 anos

                Há exatas seis décadas, a BMW apresentou um carro que mudou o curso de sua história. O pequeno sedã BMW 1500 New Class foi mostrado no Salão de Frankfurt de 1961 e inaugurou o segmento de sedãs médios esportivos. O motor nem era grande coisa para os dias de hoje, mas na época impressionou bastante. Tratava-se de um motor de quatro cilindros com 1.5 litro e 75 cv, que foi ampliado para 80 cv logo após o início da produção. O carro tinha 11,9 kgfm de torque e pesava 950 kg, equação que gerava a estonteante aceleração de zero a 100 km/h em 16,8 segundos, com máxima de 150 km/h.

                Apesar de ser prático e contar com um porta-malas de robustos 600 litros, o que marcou foi o prazer de dirigir, que se tornou proverbial e fez dele o queridinho da ascendente classe média alemã. O modelo foi projetado pelo designer Wilhelm Hofmeister, que estreou nele a famigerada Dobra de Hofmeister, um ângulo obtuso entre a linha inferior da janela e a coluna traseira. Esse detalhe é mantido em todos os BMW produzidos de lá para cá.