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BMW 218 Grand Coupé valoriza o puro prazer de dirigir

Acesso à diversão

BMW 218 Gran Coupé reúne o conforto de um sedã com uma pegada esportiva que deixa a condução prazerosa

No final de 2019, a marca alemã decidiu apostar em uma versão com quatro portas para a Série 2. Foi uma novidade na linha, caracterizada por modelos esportivos de linhas cupê. O Série 2 Gran Coupé passou a ser o menor sedã da BMW comercializado mundialmente, uma vez que o Série 1 sedã é vendido somente na China, onde é feito, e no México. Em relação aos outros integrantes da linha, o modelo mostra diversas evoluções, tanto em tecnologia quanto em mecânica. E isso resultou em um carro bastante atraente, espaçoso e com um excelente comportamento dinâmico. No Brasil, o modelo é oferecido em duas versões: a 218 Gran Coupé Sport GP, que foi avaliada e custa R$ 290.950, e na versão M235 xDrive, cotada em R$ 390.950.

O conceito de carroceria do tipo cupê, onde as portas não têm moldura e a linha do teto é ligeiramente inclinada, dá a este modelo uma aparência esportiva e marcante, na qual além de suas formas, alguns elementos se destacam, como a frente insinuante com conjuntos óticos alongados e formas geométricas nas duas grandes entradas de ar – na versão, a grade traz aletas verticais. A traseira do 218i Gran Coupé traz um discreto spoiler incorporado à tampa da mala, o que dá um acabamento aerodinâmico à silhueta do veículo.

Destaca a forma atraente das lanternas em led e a forma robusta do para-choque, que incorpora duas saídas de escape e um difusor, também discreto. As rodas diamantadas de 18 polegadas com raios duplos, também elevam o visual esportivo deste modelo.

Apesar da aparência esportiva e rebaixada, o modelo tem 4,53 metros de comprimento, 1,80 m de largura e 1, 42 m de altura; também tem espaço generoso para passageiros e carga, graças à distância entre-eixos de 2,67 m. O porta-malas oferece uma capacidade de 430 litros e pode ser expandido baixando o encosto do banco traseiro, dividido em 40/20/40.

Além do exterior, a aparência da cabine do 218 traz uma combinação de materiais e cores que, apesar de sóbrio, exaltam a esportividade. É o caso dos bancos dianteiros, que possuem suporte lateral para permitir um passeio confortável e seguro, especialmente quando se conduz no modo esportivo, que explora o conjunto mecânico um pouco mais a fundo.

A acessibilidade e os elementos do veículo são projetados para facilitar a vida do motorista, que tem em mãos um volante multifuncional e um sistema de monitoramento composto por uma monitor TFT de 10,25 polegadas para o painel de instrumentos e um tela sensível ao toque, também de 10,25 polegadas, para a central multimídia, com conexão Bluetooth e através dos aplicativos Apple CarPlay e Android Auto. O modelo oferece também o assistente pessoal Hello BMW, que funciona por comandos de voz. (por Hector Siza Morales, Autocosmos.com/Colômbia – Exclusivo no Brasil para Auto Press)

Impressões ao dirigir

Dinâmica techno

Sob o capô, o 218 traz um motor twinpower turbo1.5 litro de três cilindros e 12 válvulas, sobrealimentado por um turbo duplo. Ele oferece bastante agilidade ao modelo, tanto em ambiente urbano quanto na estrada. Este motor gera 140 cv de potência entre 4.600 e 6.500 rpm e um torque de 22,4 kgfm entre 1.480 e 4.200 rpm. Ele é gerenciado por uma caixa automática steptronic com dupla embreagem e sete velocidades, cujo trabalho conjunto permite acelerar de zero a 100 km em 8,7 segundos e atingir uma velocidade máxima de 213 km/h.

Os sistemas de assistência ao motorista também incluem o Parking Assistant, um sistema automático de estacionamento horizontal e perpendicular, que manobra, acelera, freia e opera mudanças sem intervenção do motorista. O modelo conta também com o novo assistente reverso, que memoriza os últimos 50 metros do veículo, desde que tenham sido percorridos a até 36 km/h. Nesse caso, o veículo pode refazer o trajeto com exatidão de ré, a até 9 km/h.