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Elétrico de futuro

A nova energia da Kia

O SUV compacto elétrico EV3 deve vir do México em 2025

Marcelo Palomino

Infomotori.com/Chile

Exclusivo no Brasil para Auto Press

A primeira vez que se soube maiores detalhes do EV3 foi em meados de 2023, quando a marca apresentou na Coreia do Sul a versão de conceito do SUV, juntamente com o protótipo do crossover EV4. Com o passar do tempo, o EV5 chegou ao mercado, o EV9 está previsto para dezembro, enquanto o EV3 tem grandes possibilidades de desembarcar no Brasil em 2025., quando o menor SUV elétrico da Kia passa a sair das linhas de produção mexicanas em Monterrey – pelo acordo fiscal, o modelo da Kia poderia chegar ao mercado a preços razoavelmente competitivos, em torno de R$ 250 mil, para brigar com o Volvo EX30.

 O EV3 de produção estreou mundialmente na Coreia no início de 2024, mostrando-se muito próximo do conceito de 2023. Ele mede 4,30 m de comprimento, 1,85 m de largura, 1,56 m de altura e tem uma base de eixo de 2,680 mm, com uma capacidade de porta-malas de 460 litros, mais outros 25 litros no compartimento dianteiro, o chamado frunk. Ele possui aerodinâmica muito bem trabalhada, a ponto de um coeficiente de arrasto de 0.269 Cd, bem próximo ao obtido em sedãs.

O SUV coreano é construído em uma variante da plataforma dedicada E-GMP de 400 volts. Também estreia a quarta geração de baterias, com otimização do gerenciamento de energia e maior desempenho em baixas temperaturas (uma preocupação com carros elétricos na Europa e Estados Unidos). Duas baterias são oferecidas. A padrão é de 58,3 kWh de capacidade, para 436 km de autonomia na medição WLTP, ou cerca de 305 pelo padrão do InMetro. O chamado Long Range tem capacidade de 81,4 kWh, para um alcance de até 605 km no WLTP ou 423 km no InMetro.

Mecanicamente, o EV3 é oferecido exclusivamente nas versões monomotor e tração dianteira, que gera 204 cv de potência (150 kW) e 28,8 kgfm de torque. A marca indica que zero a 100 km/h é alcançado em 7,4 segundos e permite um máximo de 170 km/h. O sistema aceita carregamento rápido de até 125 kW de potência para a bateria grande e 101 kW para a menor, indicando que recupera de 10 a 80% em apenas 30 minutos em ambos os casos.

O novo EV3 oferece muita tecnologia útil. Por exemplo, possui um sistema de carregamento V2L (vehicle-to-load), que permite alimentar dispositivos externos, como laptops, geladeiras pequenas, cafeteiras ou secadores de cabelo. Ele também adiciona uma chave digital 2.0, que permite que usar um telefone ou smartwatch como chave. O pacote de assistência à condução é muito completo e, nas versões mais equipadas, traz mais de 15 itens.

No interior, uma tela dupla geminada totalizando 24,6 polegadas incorpora o cluster de instrumentos e a central multimídia. O sistema oferece emparelhamento de telefone e carregamento sem fio, head-up display de 12 polegadas, assistente de estacionamento remoto (que estaciona o EV3 sem que o motorista esteja no veículo) e um assistente de voz com inteligência artificial.

O design exterior do EV3 segue o estilo de design Opposites United (opostos unidos) da Kia, com geometria sólida, linhas limpas e um perfil de SUV claro em um tamanho compacto. O interior, por sua vez, se destaca por um visual limpo e minimalista, pelas diferentes soluções para a localização dos controles e pelo uso massivo de materiais reciclados em sua construção.

Impressões ao dirigir

Simples e eficiente

O EV3 é voltado para um segmento que não precisa de tanto espaço e não exige tanto dinheiro do consumidor. Ainda assim, a marca oferece tecnologia e equipamentos de ponta. E graças à plataforma dedicada a veículos elétricos, tanto os bancos traseiros quanto o porta-malas parecem ser de um segmento superior. O interior é muito agradável, ainda mais na versão avaliada, GT Line. As linhas são limpas, os bancos trazem encostos de cabeça embutidos e o estofamento sintético, combinando cores claras e escuras, é de boa qualidade. Tudo isso contribui para dar aumentar a sensação de espaço interno.

O volante é bastante funcional, com diversos comando, além de trazer um design bem caprichado. O console central é bem suscinto. Ele traz um grande porta-objetos e uma fileira de botões para comandar autohold, sensores, câmera e controle de descida. Alguns outros comandos foram transferidos para lugares estranhos, como as portas.

A posição de dirigir é confortável e com muita visibilidade para todos os lados. O EV3 é pequeno, fácil de manusear, transmite segurança em suas reações e é muito silencioso, como um bom carro elétrico. Isso o torna especialmente agradável na cidade. A direção tem bastante assistência, mas ainda é rápida e responsiva. Com isso, o EV3 é ágil nas reações. O tamanho e a direção tornam a manobrabilidade extremamente agradável. A suspensão traz amortecedores de válvula dupla e oferecem um bom equilíbrio com uma alta capacidade de filtragem das irregularidades, o que resulta em um carro confortável, mas, novamente, seguro. A bateria é bem distribuída no piso e não há muita transferência de peso.

O motor com 204 cv e 28,8 kgfm de torque instantâneo deixam o EV3 muito reativo, embora não seja tão rápido. Existem vários modos de condução e a resposta do acelerador depende do modo escolhido. No Sport é bastante agressivo, no Smart, mais contido, o Comfort deixa o carro lento e o Eco muito mais. Como sempre na Kia, a frenagem regenerativa é em quatro níveis, e também há o e-pedal, que a marca chama de i-Pedal, que permite parar o carro sem usar o freio e funciona muito bem.