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Honda lança a touring NT1100

         Nova Honda NT1100, a versão Touring da Africa Twin, tem  boas chances de feita em Manaus

                    Era bastante previsível que a Honda criasse uma versão Touring para a sua renovada maxitrail Africa Twin, que é inclusive produzida no Brasil. Afinal, todos os elementos necessários para seduzir quem quer enfrentar longas viagens no asfalto com bastante conforto estavam disponíveis: motor em V eficiente e de baixa vibração, câmbio de dupla embreagem que praticamente lê pensamentos, sistema multimídia amigável – pelo menos para o sistema Android ‑, suspensão de longo curso e a proverbial excelência ciclística da marca. Exatamente por isso, será relativamente simples para a Honda lançar este modelo por aqui em um futuro próximo.

Na versão europeia, o motor com dois cilindros twin, com duplo comando no cabeçote e arquitetura em V, rende 102 cv e 10,6 kgfm. Um pouco mais que na Africa Twin montada em Manaus, que tem 99,3 cv e 10,5 kgfm – redução provocada pelos critérios de emissões de ruídos usados por aqui.

A caixa automática com dupla embreagem tem seis marchas é opcional – o equipamento padrão é o câmbio manual, também com seis velocidades. Também foi deixada de fora a suspensão com ajuste eletrônico. A conjunto é o mesmo da versão standard da Africa Twin, da Showa, invertida na frente e monoamortecida atrás, mas o curso foi reduzido de 230/220 mm para 150/150 mm na frente/traseira. O tanque de combustível tem 20 litros de capacidade, o que seria capaz de oferecer uma autonomia em torno de 500 km.

A interface com o piloto, porém, é idêntica. A tela de TFT de 6,5 polegadas colorido é configurável, por se pode fazer diversas personalizações, tanto gráficas quanto de modos de pilotagem. O pacote eletrônico da NT1100 inclui três configurações padrão – Urban, Rain e Tour mais dois modos personalizáveis.

A central multimídia ainda permite conectar com celulares pelo Apple CarPlay e Android Auto. Para suprir o motorista com informações essenciais durante o espelhamento do GPS do celular, há um pequeno visor em LCD abaixo do painel onde são mostrados velocidade, marcha engatada e hora de forma permanente.

O modelo será oferecido nas cores Matte Iridium Grey Metallic, Pearl Glare White e Graphite Black (traduzindo, cinza metálico fosco, branco perolizado e preto acetinado) e compõe seu visual uma frente carenada com um para-brisa de altura ajustável capaz de gerar uma boa área de proteção para piloto e garupa, além de contar com defletores superior e inferior.

O modelo conta ainda com controle de cruzeiro, tomadas de carregamento USB e ACC, iluminação full led, luzes de condução diurna, piscas com desativação automática. A altura padrão do assento é de 82 cm, mas haverá acessórios para rebaixar para 78 cm ou elevar para 86cm. (Texto de Eduardo Rocha/Auto Press, Fotos: Divulgação)