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Jeep busca o domínio com Commander

         Jeep quer ampliar hegemonia da marca no mercado com o luxuoso SUV médio-grande Commander, para sete passageiros.

                Em 2009, quando se iniciou o processo de aquisição da Chrysler pelo Grupo Fiat, o saudoso Sergio Marchionne, CEO da Fiat, comandou o processo de criação da Fiat Chrysler Automobiles. Na época, o executivo, considerado um visionário, deixou explícito que seu principal interesse no negócio era a Jeep, marca afogada no imbróglio financeiro do grupo estadunidense. Nesses 12 anos, os SUVs ganharam enorme relevância na indústria de automóveis no mundo todo, com a Jeep como um dos protagonistas.

No Brasil, a marca lidera os mercados de SUVs compactos e médios (ou segmentos B e C), com o Renegade e o Compass, modelos produzidos na fábrica localizada em Goiana, Pernambuco – inaugurada em pessoa por Marchionne em 2015. É de lá também que vem o Commander, SUV médio-grande (segmento D) que a marca apresentou oficialmente no Brasil, em première mundial.

O modelo utiliza a mesma plataforma do Renegade e Compass – que por sua vez, tem origem no Fiat 500X italiano. No caso, ela foi redimensionada para poder oferecer lugar para sete ocupantes, um dos principais diferenciais do modelo. Ele tem 4,77 metros de comprimentos, 2,80 m de entre-eixos, com 1,70 m de altura e 1,86 de largura.

O porta-malas oferece 233 litros de capacidade na configuração para sete passageiros, 661 litros com cinco ocupantes e 1.760 litros com apenas dois lugares. Em relação ao Compass, é 37 cm mais comprido, com 16 cm a mais entre os eixos, e 3 cm mais largo. Sob o capô, ele também traz os motores GSE 1.3 litro turbo e Multijet 2.0 litros turbodiesel usado no SUV médio.

O motor turbo flex T270 rende os mesmos 185 cv e 27,6 kgfm, mas o motor turbodiesel foi retrabalhado. Ele ganhou uma turbina de maior capacidade e novos volante do motor e conversor de torque, além de novo mapeamento de motor e acelerador. Com isso, o torque subiu de 35,7 para 38,7 kgfm – daí passa a se chamar TD380, referente a 380 Nm ‑, mas manteve a mesma potência de 170 cv. O objetivo foi compensar o maior peso do modelo, que pesa 1.885 na versão Limited e 1.908 kg na top Overland com esta motorização – cerca de 120 kg a mais que o Compass TD350.

As versões T270 são gerenciadas por um câmbio automático de seis marchas e tração dianteira. Ele conta ainda com o Traction Control+, sistema acionado manualmente indicado para uso no off-road, que aplica o freio na roda sem aderência e desviar o torque para a outra roda. Já a versão TD380 traz o câmbio automático de nove marchas e sistema 4X4 com reduzida. Ele conta com um seletor de terrenos com modos Sand/Mud, Snow e Auto e controle de descida.

As duas motorizações são oferecidas nas duas versões de acabamento. A configuração de entrada é a Limited T270, que chega por R$ 199.990, seguida pela Overland T270 por R$ 219.990, Limited TD380 por R$ 259.990 e Overland TD380 por R$ 279.990. Na versão Limited, o Commander traz rodas de liga leve de 18”, iluminação full Led, painel digital com 10,25 polegadas, chave presencial para travas e ignição, banco do motorista com ajustes elétricos, acabamento em couro e suede em preto, movimentação elétrica da tampa do porta-malas e ar-condicionado de duas zonas.

Em relação a itens de segurança, o Commander traz sete airbags e diversos recursos dos chamados sistemas avançados de assistência à condução (ADAS), como controle de cruzeiro adaptativo, alerta de colisão com frenagem autônoma e detecção de pedestres, ciclistas e motociclistas, detecção de ponto cego e de tráfego traseiro cruzado, sistema de manutenção de faixa de rolagem, detector de fadiga do motorista, reconhecimento de placas de velocidade, comutação automática de faróis e sistema de estacionamento semiautônomo. Na parte de conectividade, o modelo traz a central multimídia com tela de 10,1 polegadas, com espelhamento sem fio e conexão através do Apple CarPlay e Android Auto.

Nas versões Overland, o sistema conta com recursos adicionais, como a plataforma Adventure Intelligence, que traz roteador wi-fi capaz de conectar até oito aparelhos e tem serviços de assistência e emergência e usa a assistente Alexia, sistema de inteligência artificial da Amazon, que também dá acesso a dados e funções do carro via celular, como localizar e atuar nas travas, ignição, etc. Tem ainda o sistema de som Harman/Kardom, acabamento na cor marrom, teto solar panorâmico, rodas aro 19 e banco do carona com ajustes elétricos. Na configuração Overland TD380, o modelo conta ainda com o aplicativo Jeep Off-Road Pages, que permite monitorar grau de inclinação vertical e lateral, sistema de tração selecionado e status do bloqueio de diferencial. (por Eduardo Rocha/Auto Press).