Tensão no topo
O sofisticado Zeekr 001 vem para o Brasil e pode ameaçar as marcas premium
por Mauricio Juárez
Autocosmos.com/México
Exclusivo no Brasil para Auto Press
A Zhejiang Geely Holding, ou ZGH, já iniciou o desembarque no Brasil de seus primeiros dois modelos 100% elétricos da marca de luxo Zeekr. O modelo de entrada, embora luxuoso, será o SUV compacto Zeekr X, que divide plataforma e recursos com o Volvo EX30 – marca adquirida pelo grupo chinês em 2010. Já o posto de topo de gama será nesse início ocupado pela station wagon esportiva Zeekr 001. Antes dessa chegada ao Brasil, o Zeekr 001 foi avaliado no México e mostrou as características que a credenciam a brigar com marcas como Volvo, Audi, Porsche, Mercedes-Benz e BMW.
A marca Zeekr foi fundada em 2021 para ser a marca de veículos elétricos premium da ZGH e compartilha tecnologia e desenvolvimento com as demais marcas da ZGH: Geely, Volvo, Polestar, Smart, Lotus, London EV Company (que faz o novo taxi de Londres) e ainda outras nove marcas. Atualmente, o grupo automotivo é o terceiro maior da China, com a produção de 2,8 milhões de veículos em 2023 – atrás da BYD e da SAIC (dona da Dongfeng, sócia da Stellantis). Tudo indica que o orçamento não é um problema.
Em relação ao Zeekr 001, chama a atenção o fato de a marca o colocar como um crossover, que tem na versão Sport, com tração e motor traseiros, e a Flagship, com motores nos dois eixos e tração AWD – provavelmente, a que será oferecida no Brasil. Foi exatamente a versão Flagship a disponibilizada para a avaliação. Ela é a mais potente e completa, com traz equipamentos como faróis em matriz de led, rodas de até 22 polegadas, teto panorâmico, carroceria em dois tons e um design que, sem dúvida, o destaca na multidão.
O crossover chinês entra em pré-venda a partir deste mês de outubro através de 10 concessionárias concentradas em Brasília e capitais do Sul e do Sudeste. O valor do modelo ainda não foi divulgado, mas o preço no mercado mexicano pode ser uma boa referência: 1,15 milhão de pesos para a versão Flagship, o que equivale a R$ 317 mil. Depois de incluídos o custo e o lucro Brasil, o valor deve ficar em torno de R$ 500 mil – próximo ao valor do BYD Han e abaixo dos modelos similares de marcas de luxo.
Embora a marca diga que é um crossover, de certos ângulos se assemelha mais a uma perua ou a um hatch tradicional de grande porte. A carroceria é extremamente detalhada e os contrastes de cores e elementos que ajudam a dar ao carro uma aparência de luxo e esportividade, com muita personalidade. Caso do conjunto de luzes diurnas e piscas colocados no alto e na vertical, com os faróis principais na horizontal na faixa central do para-choque. As laterais são bem musculosas, com linhas horizontais bem marcadas, que dão a impressão que o 001 é mais baixo que seu 1,56 metro de altura.
Por fim, a traseira é um pouco menos extrovertida, com leves contrastes de cores e lanternas que vão de um lado para o outro, a partir da linha de cintura. Traz elementos bem marcantes, com muita presença, mas um tanto disruptivo. Ou seja: pode não agradar a todos. As medidas são próximas às de um crossover médio, com 4,96 metros de comprimento, 1,99 m de largura e entre-eixos de 3,00 m. O porta-malas acomoda até 539 litros de bagagem.
Ao contrário de outras propostas chinesas que parecem extremamente rebuscadas, o interior do Zeekr 001 parece-me que há um design mais limpo e funcional, a não ser por um ou outro detalhe. A percepção de qualidade e o nível dos acabamentos é bem alto e realmente está no nível das marcas premium que têm décadas de história. A tela da central multimídia é gigantesca, com 15,4 polegadas, e a partir dela é possível controlar praticamente tudo o que tem a ver com o carro. O crossover roda um sistema típico de celulares, computadores ou tablets de última geração, com um processador Qualcomm 8155, com 128 GB de memória interna para salvar os próprios programas e também conteúdo do proprietário.
Se entender com a interface não é difícil: os menus são bem explicados e fáceis de navegar. O único problema é que mesmo os controles mais triviais ficam lá. Por exemplo, as configurações do são feitas através de uma conjugação de um menu na tela e das teclas do volante. O mesmo acontece com os espelhos, que é regulado em um processo indireto, que leva muito mais tempo do que fazê-lo da maneira tradicional, simples e segura.
Em relação aos recursos, o Zeekr 001 tem de tudo: iluminação ambiente, bancos com memória, massagem, aquecimento e ventilação, carregador sem fio para celular, Apple CarPlay e Android Auto sem fio, sistema de áudio Yamaha de alta qualidade, navegação nativa, comandos de voz, painel de instrumentos digital de 8,9 polegadas, head up display, conexão à rede 5G, WiFi para dispositivos móveis, atualizações automáticas dos softwares, travamento através de cartão ou celular ou diversos controles feitos remotamente através de aplicativo. Não falta nada.
A parte de segurança não é menos completa. O modelo tem um conjunto de 15 câmeras e 12 sensores que monitoram completamente o entorno do veículo e permitem coisas como: gravação de imagens com dashcam, frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres, manutenção de faixa, monitor de ponto cego, visão 360°, alerta de tráfego cruzado, faróis altos automáticos, leitor de placas de velocidade e estacionamento autônomo. Tem câmera para monitorar para detectar fadiga e monitorar os olhos do condutor, que pode até ativar um alerta caso detecte uma reação incomum do condutor.
Mecanicamente, no México a Zeekr oferece dois trens de força para o 001. A versão mais simples, Sport, tem um motor de 272 cv e 35 kgfm de torque, tração traseira, bateria de 100 kWh e autonomia de 620 km de acordo com a marca (aproximadamente 440 km pelos critérios do InMetro). A versão Flagship, que deve ser a destinada ao Brasil, tem um motor duplo, tração AWD, 544 cv e 70 kgfm de torque. Ele usa a mesma bateria de 100 kWh, com um alcance de 580 km (410 km no InMetro). No carregamento rápido, pode ir de 10% a 80% em apenas 30 minutos. Em um carregador de 220 V, leva 5,5 horas para recarregar a 100% partindo do zero.
Impressões ao dirigir
Elétrico de peso
Na parte dinâmica, é importante destacar que o 001 compartilha a mesma plataforma com o Polestar 4, marca eletrificada esportiva derivada da Volvo. Isso já dá um certo pedigree ao modelo. Segundo a marca, o Zeekr 001 Flagship faz de zero a 100km/h em 3,8 segundo, com velocidade máxima de 200 km/h. Para dar uma ideia, a aceleração de zero a 100 km/h é aproximadamente a mesma de um Porsche Taycan 4S. Embora em velocidade máxima e parte da dinâmica ele esteja abaixo do alemão. Independentemente de pesar 2.335 kg, sua resposta é violenta, como a de qualquer carro elétrico.
Apesar dessa aparente brutalidade, o controle do crossover é impressionante. A suspensão possui amortecedores de ar, para que possa adaptar firmeza e até mesmo a altura do carro às diferentes finalidades. Além disso, a suspensão dianteira independente é de duplo triângulo, o que permite um melhor controle na angulação da roda em relação ao solo, para que a superfície de contato com o solo seja sempre maximizada.
A configuração é um tanto firme, pois o chassi é muito rígido, mas também na montagem de rodas de 22 polegadas, não há tanta borracha no pneu 265/40 para dissipar outras forças. Em geral, o acerto busca gerar boa dinâmica com desempenho e respostas rápidas aos comandos do volante. O carro se comporta no nível de modelos europeus de alto nível, mas seria necessário um pouco mais de ajuste para mascarar o peso em situações mais exigentes. Principalmente em curvas fechadas e freadas mais fortes. Para a condução urbana, não há queixas.