Além das medidas
Nissan Frontier V6 Pro 4-X é testada e mostra qualidades para rivalizar até com picapes maiores
A V6 PRO 4-X é uma versão de uma Nissan Frontier que quase nada tem a ver com a Frontier vendida no Brasil e em boa parte do mundo. Ambas são picapes da terceira geração do projeto NP300, mas com uma diferença de idade de quatro anos. Enquanto a versão vendida por aqui foi lançada em 2017, a versão estadunidense chegou apenas em julho de 2021. Para esse modelo, a Nissan renovou a plataforma F-Alpha e introduziu mudanças que devem estar presentes na quarta geração da Frontier, que só deve ser lançada nos demais países em 2024. Em relação à versão V6 PRO 4-X especificamente, ela foi criada para enfrentar as configurações off-road mais radicais do segmento de picapes médias no mercado norte-americano.
Além de ser vendida nos Estados Unidos, onde é feita, esta Frontier é vendida também no Canadá e no México – único país em que as duas Frontier de terceira geração são vendidas ao mesmo tempo. Essa convivência tem um bom motivo: ela chega apenas na configuração V6 PRO 4-X, que busca um nicho mais recreativo e sofisticado. Por isso mesmo, ela traz equipamentos equivalentes às unidades mais caras do modelo. Tanto que a Nissan não hesita em afirmar que a Frontier americana compete não só no segmento de picapes média, mas é também uma opção real em relação a picape grandes.
Sob o capô, o modelo traz o tradicional 3.8 V6 da marca, a gasolina, com 314 cv de potência e 38,9 kgfm de torque, gerenciado por um câmbio automático de nove velocidades, que distribui a força do motor através de um sistema de tração 4X2 com 4X4, reduzida e bloqueio do diferencial traseiro comandados eletronicamente. Os pneus são AT 265/70 R17 enquanto a suspensão é McPherson na frente e multilink atrás, com amortecedores Bilstein nos quatro cantos. Para melhorar a proteção no off-road, o modelo traz três placas de proteção da parte inferior do veículo, para motor, caixa de transferência e tanque de gasolina. Para reafirmar que a vocação é mesmo o lazer, a capacidade de carga é de apenas 499 kg – semelhante à de qualquer automóvel de passeio.
A vocação de lazer é ampliada pelo bom recheio da picape. O equipamento de som é da Fender, com oito alto-falante e subwoofer duplo. O sistema multimídia traz uma tela touch de 9 polegadas, com espelhamento via Android Auto e Apple CarPlay e roteador wi-fi. No console há ainda o comando do ar-condicionado duplo e o carregador sem fio e duas entradas USB-A e duas USB-C.
O painel traz uma tela de TFT com 7 polegadas, entre os dois mostradores analógicos de velocímetro e conta-giros. O interior traz detalhes em laranja e revestimento em couro para os bancos, que são aquecidos e usam o conceito Zero Gravity, em que a estrutura apoio o corpo em diversos pontos para distribuir o peso.
Na parte de segurança, a Frontier V6 Pro 4-X é extremamente recheada. Tem controle de tração, de estabilidade, inclusive para reboque, de descida e de subida. Tem ainda oito airbags que totalizam 10 pontos de proteção: frontais, laterais, de cortina e de joelhos para motorista e passageiro. Tem ainda câmera 360º, controle de cruzeiro adaptativo, farol alto automático, monitor de faixa, alertas de ponto cego, de tráfego cruzado e de colisão frontal. Frenagem autônoma para colisão frontal ou de ré e detecção de pedestres. (por Esau Ponce/Autocosmos.com – México/Exclusivo no Brasil para Auto Press)
Impressões ao dirigir
Aventura dirigida
Para o lançamento oficial, a Nissan preparou um evento de alguns dias. A primeira etapa consistia em enfrentar um trecho rodoviário em direção Nordeste, da Cidade do México até a região entre Hidalgo e Tlaxcala. Muito cedo, no segundo dia, a expedição partir para Huasca de Ocampo, Hidalgo, numa rota que atravessou florestas próximas, em trechos pedras, valas, galhos, cascalho solto, terra, rios etc, para levar a picape ao limite. As dimensões menos extravagantes da Frontier ajudaram a superar diversos obstáculos.
O sistema de 4X4 com reduzida e o bloqueio de diferencial dá uma incrível capacidade à Frontier de enfrentar subidas íngremes, terra solta etc. Enquanto a generosa potência do motor de seis cilindros foi mais do que providencial para dissolver os desafios propostos, com a luxuosa do sistema de câmeras, que foram de grande ajuda em manobras em que a frente fica completamente fora da vista.
Na reta final do percurso consistia em atravessar uma área natural e abrupta cheia de formações rochosas de todos os tipos, que incluíam aquelas que poderiam facilmente cortar um pneu. Ao contrário do que ocorre em outros testes, a equipe da fabricante incentivava o motorista a ser mais agressivo “sem medo de quebrar a picape” e aproveitar os bons ângulos de ataque, de 32,2º, e de saída, de 23º.