Festa no interior
De olho na riqueza do agronegócio, Chevrolet traz a versão High Country da sua picape de luxo
por Eduardo Rocha
Auto Press
No imaginário popular, o agronegócio é importantíssimo no Brasil. Em números, porém, ele responde por apenas 8% do PIB e paga menos de 3% do total de impostos recolhidos no país. Com esta expressiva sobra, um bom número de produtores rurais consegue pagar, sem gemer, mais de R$ 500 mil por uma picape importada recheada de tecnologia. Foi para entrar nesta festa – já frequentada por Jeep, RAM e Ford – que a Chevrolet anunciou a chegada da Silverado. E foram precisos apenas 90 minutos depois de aberta a pré-venda para que todas as 500 unidades do primeiro foram vendidas. O modelo desembarca apenas na virada do ano em versão única, High Country, e vai custar R$ 519.990.
Como é padrão no segmento de picapes grandes de luxo, a Chevrolet trouxe um motor enorme para animar o modelo. Trata-se de um V8 com 5.3 litros a gasolina, da mesma família do propulsor usado pelo esportivo Camaro, e é gerenciado por um câmbio automático de 10 marchas – exatamente igual ao usado na F-150, que é produzido na fábrica conjunta da General Motors e Ford. Ele rende 360 cv e tem 53 kgfm de torque. Para ter alguma capacidade off-road, o modelo conta com tração AWD on demand com reduzida e diferencial traseiro autoblocante. Trata-se de um veículo realmente de grande porte. Ele tem 2.505 kg a seco, distribuídos em 5,91 metros de comprimento, 2,06 m de largura e 1,95 m de altura. com entre-eixos de 3,75 m.
A Silverado é o modelo mais vendido no mundo com a marca Chevrolet e chega ao Brasil nos estertores na atual geração, a quarta, lançada em 2018 e que passou por um face-lift em 2021 – quando recebeu a tampa traseira multiflex, um dos pontos de atração do modelo. A Silverado chegou ao mercado norte-americano em 1998, quando substituiu a linha C/K, chegou a ser produzida em São Caetano do Sul em 2000, com o nome de D20 Silverado. A ideia era facilitar a identificação pelo consumidor com a tradicional Série 20, produzida no país entre 1985 e 1996 – na verdade, a Chevrolet monta utilitários no Brasil desde 1947.
A forma de justificar o preço acima de meio milhão de reais foi com um arsenal, que vai de escolha de materiais requintados até equipamentos de conforto e segurança. O modelo conta com iluminação full led; estribo e tampa traseira com acionamento elétrico, rodas de 20 polegadas. Tem ainda ar-condicionado com duas zonas de temperatura, bancos e volante com regulagem elétrica, sistema de áudio Bose, teto solar. O pacote de segurança inclui seis airbags, alertas de colisão e tráfego cruzado com frenagem autônoma, alerta de ponto cego, assistente de manutenção em faixa, controle de cruzeiro adaptativo, seletor eletrônico de marchas.
Na parte de luzes piscantes, a Silverado traz painel digital configurável de 12,3 polegadas, head up display colorido, retrovisor interno com câmera e visão 360 graus com múltiplos sensores para manobras. A picape grande da Chevrolet conta ainda com Google Built-in, Android Auto e Apple Car Play e Wi-Fi nativo. A central multimídia MyLink é de última geração e tem uma tela horizontal de 13,4 polegadas. O modelo está sendo oferecido em quatro opções de cores, todas metálicas, branco, cinza, preto e vermelho, e a garantia é de três anos (Foto de Divulgação, texto de Eduardo Rocha, Auto Press).