Share on facebook
Share on twitter
Share on email

Os modelos que chegam em 2022

No ritmo do mercado

Com alta demanda e pouca oferta, fabricantes preferem investir nos segmentos mais caros

Apesar de um dezembro atipicamente ruim, o mercado brasileiro de automóveis ainda conseguiu em 2021 superar em 1,21% os números de 2020, com 1,975 milhão de unidades. Não recuperou as vendas de 2019, que chegou a 2,658 milhões e provavelmente não vai conseguir chegar nesse nível em 2022. E nem é por conta da falta de demanda. Ao contrário: a procura foi tão forte que as montadoras encontraram espaço para repassar toda a catastrófica desvalorização do real diante do dólar, com preços entre 30 e 40% superiores aos de um ano atrás.

A ausência de oferta, muito por conta da desorganização na produção mundial de semicondutores, provocou até a situação sui generis, que ter modelos seminovos com pronta entrega terem preços superiores aos de modelos zero-quilômetro, mas com promessa de entrega em até 180 dias. Nesse panorama, as fabricantes e importadoras estão muito inclinadas a trazerem modelos que ofereçam a combinação de pequenos volumes com grandes margens. Quem busca modelos mais democráticos terá de esperar por 2023.

Em 2022, a tendência de continua sendo a de SUVs, mas como todas as marcas generalistas estão com seus modelos recentemente lançados, ficou a cargo das marcas de luxo investir no segmento. Audi e BMW vão produzir no Brasil os SUVs compactos de luxo Q3 e Q3 Sportback e X3 e X4(que corresponde aos médios de outras marcas). Quem surge no mercado de automóveis é o SUV Tan, da chinesa BYD, marca que já atua entre os comerciais leves. A Volvo também promete a versão cupê do XC40, o C40, que também é 100% elétrico.

Além dos SUVs, vão haver novidades entre as picapes, com dois modelos médios-compactos, que tentar morder o segmento em que a Fiat Toro atua sozinha há cinco anos. São duas propostas. A da Chevrolet, com a nova Montana vitaminada, vai atacar de forma mais dirigida as versões mais baratas da Toro e as mais caras da compacta Fiat Strada – o carro mais vendido de 2021. A marca da GM ainda pode trazer a nova Silverado, para lacrar o segmento de picapes por aqui e enfrentar a F150, que a Ford planeja para este ano, que ainda vai importar a Maverick do México, com um posicionamento mais luxuoso, para brigar com Ram 1500.

A Honda vai apresentar o novo HR-V feito no Brasil, mas vai manter a aposta de simplificar sua linha por aqui, com a importação do Civic e a chegada da versão hatch do City, cuja versão sedã acaba de chegar às concessionárias. Já a Citroën, depois de um ano de desaceleração – reduziu sua linha de automóveis no país ao C4 Cactus –, passa a produzir uma versão do C3 simplificada, pensado para países periféricos. Quem também renova as esperanças nesse novo ano é a Mercedes-Benz, que volta a trazer o sedã Classe C, que ficou ausente em boa parte do ano passado – situação que foi ajudou no desempenho pífio da marca, que ficou em 18º lugar, com menos de 40% das vendas da BMW.

Alguns modelos ainda vão passar por uma atualização, já que muitos terão de se adequar às novas normas de emissões. Nesse caso estão Fiat Argo e Cronos, que vão receber o motor 1.0 turbo do Pulse, com câmbio CVT. Já o Volkswagen Polo vai manter os motores, mas vai adotar o visual do modelo europeu, e o Jeep Renegade, que vai passar por um leve face-lift, receber o motor 1.3 turbo, já usado pelo Compass, e perder a versão turbodiesel. Segue uma lista com os principais lançamentos de 2022 (por Eduardo Rocha/Auto Press).

 

Modelos que chegam em 2022

Audi Q3 e Q3 Sportback (nova geração).

BMW X3 e X4 (nova geração) e estreia mundial do X1 (nova geração).

BYD Tan (novo modelo).

Chevrolet Bolt (nova geração), Cruze RS (renovado), Montana (nova geração) e Silverado (nova geração).

Citroën C3 (novo modelo).

Fiat Argo e Cronos (renovados).

Ford Maverick (novo modelo), F150 (nova geração)

Mustang Mach-e (novo modelo).

Honda City hatch (novo modelo), Civic (nova geração)

Novo HR-V (nova geração).

Jeep Renegade (renovado)

Grand Cherokee (nova geração).

Kia Niro EV (novo modelo).

Mercedes-Benz Classe C (nova geração).

Nissan Sentra (nova geração).

Volkswagen Polo (renovado).

Volvo C40 Recharge (novo modelo).