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Peugeot 3008 se renova no momento certo

Peugeot 3008 revitaliza o  design e traz alto nível de equipamentos com ótima dinâmica para aproveitar o sucesso dos SUVs no mercado

Em 2016, o Peugeot 3008 deixou de ser um crossover para assumir uma personalidade de SUV médio. Essa mudança tornou o modelo um dos mais vendidos do continente europeu e hoje pode ser considerado um dos automóveis mais bem sucedidos da fabricante francesa, com mais de 800 mil unidades comercializadas desde o lançamento desta segunda geração. Na época, o 3008 foi renovado de forma abrangente, ganhou mais tecnologia e novas opções mecânicas, com o design assumindo grande parte da nova identidade visual que estreou no SUV compacto 2008 em 2013. Acontece que em 2019, o 2008 ganhou uma segunda geração e adotou o visual inaugurado pelo hatch compacto 208 seis meses antes. Não demorou para que o 3008 também adotasse a nova identidade de marca. No face-lift de meia-vida do 3008, apresentada em setembro do ano passado para a chegada ao mercado em janeiro, já traz na frente a grade e as luzes de led características desse novo conceito de design da Peugeot. No Brasil, tanto o 2008 quanto o 3008 insistem no desenho antigo, mas isso deve mudar em breve, em ambos os casos. No caso do 3008, já há unidades desembarcadas no país.

O 3008 atua em um segmento que é alvo das ambições de quase todas as marcas no Brasil, por conta da hegemonia gritante do Jeep Compass. Esse certamente é um dos motivos para o baixo rendimento do modelo no mercado, com vendas mensais entre 50 e 60 unidades ente ano – o 5008, versão com sete lugares do modelo, já não é nem oferecido atualmente. A esperança da marca é que isso mude com a chegada do novo 3008. O SUV médio francês ficou realmente muito valorizado com a nova frente, principal ponto de destaque do modelo. A Peugeot conseguiu, de fato, uma mudança radical no visual com apenas alguns ajustes no modelo base. Uma evolução impressionante foi alcançada ao incluir a nova assinatura luminosa para luzes diurnas, em led para as três versões disponíveis, Active, Allure e GT, que estilizam o chamado Lion’s Fang, ou Presas de Leão, e replicam o que é feito em modelos como os novos 208 e 2008.

 No caso da versão topo de gama, a GT, que era a versão disponibilizada para avaliação, as luzes são full led e a função de iluminação em curva está incluída – funciona quando a velocidade do veículo é inferior a 40 km/h. Além disso, os faróis de neblina são substituídos por diodos led de intensidade reduzida. O detalhe estético mais vistoso é a adoção de uma grade frontal sem moldura exterior e aparência tridimensional, que traz mais personalidade e refinamento para o conjunto. Um toque charmoso são as falsas extensões dos frisos da grade, que avançam para a área do para-choque sob os faróis. Outro detalhe é o nome 3008 agora colocado no capô. A logomarca com o desenho do leão, ainda no formato antigo, aparece em preto no centro da grade.

A vista lateral do 3008 revela a mesma linha de cintura curvilínea, alta e ascendente. Todos os pilares são pintados de preto e destacam o teto flutuante na carroceria bitom (nas versões Allure e GT). O complemento são as rodas de liga de 18 polegadas (17 polegadas na versão Active). Como se trata de um face-lift, não houve mudanças nas dimensões externas e internas do 3008. Ele manteve os 4,45 metros de comprimento, 2,10 m de largura com espelhos, 1,62 m de altura e 2,68 m de entre eixos, com capacidade de carga de 570 litros.

De fato, na cabine do novo 3008 as mudanças são menos impactantes do que no visual externo. Até porque o ambiente já trazia um ar moderno e tecnológico, dominado pelo i-Cockpit, cujo arranjo de controles e ergonomia emula a cabine de uma aeronave. Não foi desta vez, porém, que o 3008 adotou o i-Cockpit 3D que os modelos 208 e 2008 receberam. A posição de dirigir é uma das melhores de sua categoria – desde a versão Allure, há banco do motorista com ajuste elétrico, memória, suporte lombar e aquecimento. O motorista também tem um volante multifuncional forrado de couro esportivo, elegantes teclas cromadas no console central ‑ que emulam garras felinas, segundo o pessoal de design ‑ e um painel digital e personalizável de 12,3 polegadas.

Como novidade, destaca-se a adição do novo display digital de 8 ou 10 polegadas digital, touch e de alta definição, dependendo da versão. O estofamento de tecido é mantido para as versões Active e Allure, mas na GT o couro é apropriadamente combinado com Alcântara. Um tecido reveste uma guarnição no console frontal e se estende para a parte superior das portas, com um friso em alumínio na parte inferior. Na versão GT predominam as capas de couro, inclusive na parte superior do console. A qualidade da montagem, o isolamento acústico e os detalhes refinados estão no nível de qualquer marca de luxo.

Todas as versões possuem bons recursos de conectividade com aplicativos Apple CarPlay, Mirror Link e Android Auto, de gerenciamento muito simples e intuitivo. O ar-condicionado é automático bizone com saídas de ar para os bancos traseiros, colocado numa extensão do console central que compromete o conforto de um quinto ocupantes. O 3008 traz ainda câmera de estacionamento traseira de 180 graus, sensores de estacionamento traseiros, ignição por botão, retrovisor eletrocrômico, sensor de chuva, controle de cruzeiro e limitador de velocidade, paletas de câmbio do volante, porta-luvas central resfriado, barras de teto, entre outros.

A versão Allure adiciona detalhes como carregador móvel sem fio, câmera de estacionamento traseira e frontal de 360º, sensores de estacionamento dianteiros, assistente de estacionamento semiautônomo, teto panorâmico e deslizante, abertura sem chave, abertura elétrica do porta-malas por sensor de movimento e espelhos externos eletricamente rebatíveis, com uma luz led de cortesia projetando o logotipo da marca no chão. A versão GT agrega ainda refinamentos como roteador wi-fi, GPS e bancos dianteiros com função de massagem.

Em todas as versões, o 3008 tem uma oferta de itens de segurança adequada para o segmento, com seis airbags, ABS com assistente de partida em rampas, assistência de frenagem de emergência, controle eletrônico de estabilidade e de tração, monitoramento de pressão dos pneus e sensor de luminosidade de luz, entre outros. No caso das versões Allure e GT, há ainda recursos ADAS – sigla em inglês para Sistemas Avançados de Assistência à Condução ‑, que já estavam presentes no 3008 anterior, com monitoramento de faixa, alerta de ângulo cego, farol alto automático e reconhecimento de placas de velocidade. A novidade e o alerta de atenção. Sob o capô, o modelo também não traz novidades. O motor térmico é o mesmo 1.6 THP, na versão apenas a gasolina, que rende 165 cv e 24,5 kgfm de torque, gerenciado agora não mais por um câmbio de seis marchas, como no modelo vendido no Brasil, mas sim de oito marchas.

Texto: Elkin Chávez, Autocosmos.com/Colômbia  – Exclusivo no Brasil para Auto Press

Fotos: Divulgação

 

Impressões ao dirigir

Sopro de ânimo

O Peugeot 3008 sempre se caracterizou por um bom refinamento. Essa sensação é reforçada pelo bom isolamento acústico da cabine, que mal permite ouvir os ruídos do motor e favorece o bem-estar e o conforto nas viagens. A entrega de torque é obtida em uma escala muito baixa do tacômetro – o ponto máximo começa a apenas 1.400 giros ‑, ainda assim pode-se perceber alguma letargia, o famigerado turbo lag, nas arrancadas menos vigorosas pode ser notada em potência turbo. É necessário aprender a regular o acelerador para aproveitar a cota de torque muito boa oferecida por este motor.

 

Apesar de sua extensa carroceria e do peso, de 1.390 quilos, o novo Peugeot 3008 oferece uma excelente relação peso/potência de 8,4 kg/cv. Isso favorece muito a agilidade deste SUV na estrada. Em seu bom desempenho também contribui com a gestão suave e resposta rápida da transmissão de oito marchas do tipo sequencial que, junto com o paddle shitf no volante, trazem uma nota de esportividade para a condução.

O Peugeot 3008 é uma das ofertas mais completas do universo SUV, tomando notas altas em todas as seções que o usuário costuma avaliar: design, conforto, acabamentos, equipamentos, segurança e desempenho mecânico. É um daqueles veículos onde transmite segurança para transportar a família e que é capaz de oferecer um passeio vibrante e divertido.