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Porsche Macan de cara nova

SUV de outra dimensão

Porsche Macan retoca o visual, ganha conteúdo e  aprimora a dinâmica que já era surpreendente

           A Porsche está definindo a nova fase de seu menor SUV como Macan 3. E embora não seja a sugerida terceira geração do modelo – é apenas o segundo face-lift da primeira geração ‑, as atualizações cirúrgicas o mantêm tão superior quanto na chegada ao mercado, em 2014. Na parte estética as mudanças são minúsculas e trazem como destaque a nova parte frontal com entradas de ar gigantescas.

                Na parte interna, o que mais se destaca é a atualização do console central, agora minimalista, com poucos botões físicos e muitos controles de toque, ocultos por uma grande superfície envidraçada, o que o alinha com Cayenne e Panamera. O sistema multimidia, com tela touch central do 10,9 polegadas, teve sua interface atualizada e ficou mais rápida e fácil de operar.

                Mas se há algo que a Porsche sabe fazer como nenhum outro fabricante é para melhorar constantemente o que já era excelente. E esse tipo de mantra se aplica, é claro, ao Macan 2022. Na realidade, não há mudanças drásticas no nível mecânico. O V6 biturbo de 3.0 litros da versão S sai de cena, que passa a usar o antigo V6 2.9 litros biturbo do GTS, que rende 26 cv e 4 kgfm a mais, com 380 cv e 53 kgfm.

               Já a nova GTS teve o motor retrabalhado para rende 440 cv e 56,1 kgfm, 60 cv e 3,1 kgfm. a mais. Se forem consideras as dimensões e massa do SUV de entrada da Porsche, são números bem relevantes. Para se ter uma ideia, o zero a 100 km/h é alcançado em 4,8 segundos na versão S e 4,5 segundos com Macan GTS, com o pacote Sport Chrono. A transmissão é a PDK, de dupla embreagem e sete velocidades, que direciona a energia para as quatro rodas.

                As melhorias, no entanto, não terminam por aí. O sistema de suspensão ativa da versão GTS, Porsche Active Suspension Management, também incorporou algumas melhorias, que aproveita a menor altura para o solo e a maior firmeza para gerar um manuseio mais esportivo. O Macan, que já era um dos SUVs com o melhor manuseio esportivo do mercado, agora traz acelerações mais fortes, equilíbrio dinâmico imbatível e, obviamente, é altamente comunicativo, o que dá confiança a quem pilota para andar realmente rápido. Ainda mais por conta do sistema de freio, é extremamente eficaz e praticamente incansável – não é preciso deixá-lo esfriando a cada duas voltas numa pista.

               Quando o Porsche Macan estreou no mercado, logo foi definido como Cayenne Baby. Com o passar do tempo, no entanto, o carro demonstrou que tem extraordinárias capacidades – mais até que o SUV maior. Tanto que o apelido mudou para o SUV 911. O fato é que o SUV de entrada da Porsche continua sendo a referência em termos de manuseio esportivo, ao mesmo tempo em que oferece toda a versatilidade e espaço esperado de um utilitário esportivo. No Brasil, o modelo S, que é a versão intermediária, custa a partir de R$ 539 mil. Já a top GTS, que vem com o pacote Chrono de série, tem preços que começam em R$ 635 mil. (por Ruben Hoyo/Autocosmos.com – México, Exclusivo no Brasil para Auto Press)