Share on facebook
Share on twitter
Share on email

Audi apresenta o Q4 e-tron, seu elétrico mais acessível

E-tron popular

A Audi apresentou mundialmente seu menor e mais barato SUV elétrico: o Q4 e-tron. O modelo chega em duas configurações de carroceria, SUV e Sportback (cupê) e têm preços na Alemanha a partir de 41.900 euros – algo como R$ 280 mil. Valor que deve quase dobrar quando passar pela aduana brasileira, possivelmente no ano que vem, dependendo da demanda na Europa, que recebe a versão SUV em junho e a versão Sportback em setembro. Os novos modelos chegam com duas conjuntos de baterias diferentes. O Q4 35 tem capacidade de 52 kWh e carrega até 7,4 kW em corrente alternada e até 100 kW em corrente contínua, enquanto o Q4 40 e Q4 50 quattro terão uma bateria com capacidade de 77 kWh, com recarga de até 11 kW em corrente alternada e até 125 kW em corrente contínua. A autonomia dos modelos é de até 350 km e 520 km, respectivamente, no otimista ciclo europeu WTLP.

O Q4 35 tem 170 cv, enquanto o Q4 40 conta com 204 cv. Ambos possuem apenas um motor, que traciona as rodas traseiras. A versão de topo Q4 50 e-tron quattro conta com dois motores, uma para cada eixo, e traciona as quatro rodas de forma permanente. Eles somam 299 cv e são capazes de acelerar o modelo de zero a 100 km/h em 6,2 segundos – a máxima é limitada a 180 km/h. O Q4 e-tron é cerca de 30 cm menor que o e-tron SUV, com 4,59 metros, e é o primeiro modelo da marca a usar a nova plataforma modular para veículos elétricos do Grupo Volkswagen, MEB, aplicada também nos Volkswagen ID.3 e ID.4.