Share on facebook
Share on twitter
Share on email

Um ID.Buzz para sete

Kombi moderna

Versão alongada da ID.Buzz fica mais próxima do velho espírito da tradicional T1

por Marcelo Palomino

Autocosmos.com/Chile

Exclusivo no Brasil para Auto Press

A intenção da Volkswagen de recriar seu a mítica Kombi em um formato moderno e 100% elétrico foi revelada em 2017, com o conceito ID.Buzz. O design traz claras alusões à versão original T1 (também chamada de Corujinha), com linhas harmoniosas e recheado de referências do que a Kombi representou por décadas. E o sucesso instantâneo na exibição deixou claro que não haveria como a fabricante voltar atrás. Obviamente, uma coisa é apresentar um conceito, outra é viabilizar e lançar comercialmente um modelo. Nesse processo, a marca levou quase cinco anos, com produção e vendas começando apenas em 2022.

Esse primeiro modelo foi baseado na plataforma Modular Electric Drive (MEB) do Grupo Volkswagen – a mesma de outros modelos da linha ID – com 4,71 metros de comprimento, 2,99 m de entre eixos e capacidade para transportar cinco passageiros. Essa, inclusive, é a versão disponibilizada pela marca no Brasil, através de um contrato de assinatura, a partir de salgados R$ 12.990 mensais. A mecânica consiste em um motor traseiro de 204 cv e 31,6 kgfm, alimentado por uma bateria de 82 kWh (77 kWh líquidos). A promessa é de 418 km de autonomia pelo sistema WLTP e de 337 km pelos critérios do InMetro.

Foi um bom começo, mas a capacidade limitada a cinco passageiros é pouco coerente com a proposta de uma van. Por isso, não foi surpresa o incremento na gama ID.Buzz, com a chegada da versão de sete lugares no início do ano na Europa e em junho na América do Norte. Essa nova versão, que tem entre-eixos 25 cm mais longo, com 3,24 metros, tem uma identificação bem maior com as Kombis que serviram de palco para vários tipos de viagem, principalmente nos anos 1960 e 1970. Esse novo ID.Buzz LWB (long whellbase) foi avaliada nas ruas, rodovias e rotas de montanha ao redor de Los Angeles.

Com o crescimento do entre-eixos, o comprimento da nova versão do monovolume elétrico da Volkswagen também cresceu os mesmos 25 cm e chegou a 4,96 m para permitir a adição de uma terceira fileira com dois bancos. Em posição normal, a capacidade do porta-malas é de 306 litros e chega a 1.340 litros com cinco lugares disponíveis e 2.470 litros com as duas fileiras de trás rebatidas.

Nesse rearranjo, as portas laterais deslizantes ganharam 19 cm no comprimento para gerar um acesso mais facilitado para a terceira fileira. Além disso, o espaço disponível é monumental. Claro, a posição da bateria no piso ajuda a deixar amplo espaço para todos os passageiros, mas graças ao seu design no clássico formato de pão de forma, até a terceira fila é muito confortável para encarar uma longa viagem. Os dois lugares têm assentos normais (e não em miniatura, como normalmente acontece) com saídas de ar independentes e saídas USB.

Em relação ao trem de força, a nova versão também oferece uma bateria maior, de 91 kWh (86 kWh líquidos), e um motor traseiro de alta eficiência, com 286 cv de potência e 56,1 kgfm. Com essa nova combinação, a Volkswagen indica que o ID.Buzz de passageiros oferecerá 464 km de autonomia (374 km nos critérios do InMetro). O limite de potência aceita para o carregamento rápido também aumentou de 185 kW para 200 kW, o que permitiria uma recuperação da carga de 10 a 80% para menos de 30 minutos.

Junto com a renovação mecânica, o novo ID.Buzz recebeu uma atualização de hardware e software, uma geração completamente nova da central multimídia, com um menu de navegação mais intuitivo e poder de processamento mais rápido. A tela elevada agora tem 12,9 em vez das 12,0 polegadas. E passa a incluir uma nova barra de toque iluminada para controle de volume e de temperatura do ar-condicionado, além de um novo assistente de voz com integração ChatGPT. O cluster digital de instrumentos configurável manteve as 10 polegadas.

A nova versão manteve itens como portas laterais deslizantes operadas eletricamente, faróis full led, câmeras perimetrais com sensores de proximidade e um conjunto completo de recursos ADAS, de assistência à condução. A variante conduzida em Los Angeles é a chamada First Edition e adiciona diversos elementos de luxo como um teto panorâmico polarizado, que escurece ou clareia ao toque de um controle, controle climático de três zonas, assentos dianteiros com aquecimento, massagem e controle climático e áudio Harman Kardon com 12 alto-falantes e subwoofer, entre outras coisas.

Impressões ao dirigir

Herdeira do design

Mais do que uma versão voltada para os viúvos da Kombi, o ID.Buzz LWB é uma minivan muito consistente, com caráter, muito espaço útil, soluções de armazenamento em todos os lugares e um trem de força elétrico capaz de deixar qualquer consumidor satisfeito. É um veículo em que se viaja com muito conforto, dentro de uma cabine bem iluminada e espaçosa. A posição de dirigir é antiquada, próxima ao para-brisa, mas com muito conforto e com todos os controles ao alcance do condutor ou acionáveis por comandos de voz.

A plataforma MEB da Volkswagen já se mostrou extremamente eficiente, ao oferecer manuseio sólido, tanto em relação ao conforto quanto ao comportamento dinâmico. Daí o ID.Buzz mostrar uma postura muito equilibrada no solo e com suspensão que faz a filtragem e o controle de rolagem sem reclamar. Embora seja um veículo extremamente pesado, a partir de 2.800 kg, o baixo centro de gravidade e a distribuição da massa ajudam a controlar as cargas na carroceria.

O modelo tem direção precisa, que embora seja pouco comunicativa é relativamente rápida. O freio, por outro lado, precisa ser melhorado. Não tanto pela eficácia dos freios, mas pela sensação do pedal, que é borrachudo – macio e longo. O empuxo nas acelerações é notável, o que é normal em carros elétricos. Mas não a ponto de grudar os ocupantes no encosto – provavelmente por causa do lastro já mencionado.

Inicialmente, o silêncio é o esperado para carros elétricos, mas ao atingir velocidades mais altas, há uma certa invasão de ruídos aerodinâmicos, certamente por causa do design. Essa reinterpretação da Kombi é um veículo que funciona mais como uma minivan do que como um veículo elétrico puro, com uma proposta de design única, uma cabine extraordinária em termos de qualidade de construção e espaço interior, além de contar com um catálogo bem recheado de equipamentos disponíveis.