Volkswagen Fox dá adeus depois de 18 anos de mercado
A Volkswagen foi um tanto discreta ao se despedir do pequeno hatch Fox, após 18 anos de serviços prestados. O modelo teve uma trajetória de sucesso, mas seu nascimento foi meio torto. O modelo foi lançado em 2003 para solucionar os problemas criados com a perda da liderança de quase 40 anos no mercado brasileiro, em 2001, e com o lançamento malsucedido do primeiro Polo brasileiro, em 2002 – que acabou provocando a demissão do Presidente da empresa no Brasil, Herbert Demel. Para a produção do Polo, a Volkswagen investiu pesado, com modernização da fábrica de São Bernardo do Campo, com robôs e solda laser, tecnologias inéditas no País. O carro acabou ficando muito caro e vendeu muito pouco. Com a saída de Demel, o inglês Paul Fleming ocupou o cargo por pouco mais de 15 meses. a tarefa era tirar a marca do buraco que Demel havia cavado e lançar o Fox, esperança da marca para voltar a ter lucro. O modelo partiu de uma versão barateada da plataforma PQ24, que em 2008 foi usada também pelo chamado Gol G5. Fleming, no entanto, não foi rápido o suficiente e a matriz resolver substituí-lo pelo alemão Hans-Christian Meargner no início de 2004, com a função de redimensionar e enxugar a empresa no Brasil, nesta altura em terceiro lugar no ranking. Nesses 18 anos de mercado, foram produzidos mais de 2,1 milhões de unidades do modelo, 1,8 milhão em São José dos Pinhais. Do total, cerca de 500 mil Fox foram exportados para os países latino-americanos.