Tradição sem ranço
Oitava geração do hatch da Volkswagen ganha face-lift e atualizações de motor nas versões térmica, híbrida e híbrida plug-in
por Alessio Salome
Infomotoria.com/Itália
Exclusivo no Brasil para Auto Press
O ano de 2024 marca um ponto de virada para o Volkswagen Golf. O hatch alemão é um verdadeiro ícone no segmento de carros médios. Mesmo no Brasil ainda mantém uma legião de fãs, apesar de não ser mais importado desde o fim da geração sete, em 2020. A segunda fase da oitava geração vai chegar às lojas na Europa no meio do ano e traz uma lufada de frescor. Não é uma simples atualização estética. O modelo incorpora mais que nunca a síntese perfeita entre tradição e inovação, com soluções modernas sem esquecer as raízes.
Esteticamente, o novo Golf apresenta um face-lift que, apesar de discreto, vai além de uma simples troca de grade. Os novos faróis, mais afilados, abandonam os contornos suaves e parte para um visual para duro, com linhas mais nítidas. Um toque de diferenciação é dado pelo opcional de logotipo iluminado colocado no centro da grade, para reformar o aspecto tecnológico implementado do modelo. A traseira, por outro lado, não sofreu mudanças. Apenas as lanternas tiveram os leds internos reformatados. e os para-choques traseiros, por outro lado, passaram por uma atualização. As versões térmicas, mantiveram o escape na traseira – duplo na GTI ‑, mas nas configurações híbrida e híbrida plug-in GTE ele não é mais visível, deixando a traseira mais limpa.
Por dentro, o novo Volkswagen Golf se destaca por uma nova central multimídia chamada de MIB4, inicialmente introduzida no modelo top da família de elétricos da marca, o ID.7. Ela está disponível com telas sensíveis ao toque de 10,4 e 12,9 polegadas e promete uma utilização mais intuitiva e funcional. O painel de instrumentos digital de 10,2 polegadas é de série e teve os gráficos aprimorados. O Golf passa a contar também com um opcional de head-up display opcional. Os controles físicos para áudio e controle de temperatura, que ficam na borda inferior da tela da central, foram melhorados e ganharam iluminação.
Um ganho dessa segunda fase do Golf VIII foi nos recursos dos Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor, ADAS na sigla em inglês. O modelo 2025 introduz sistemas avançados de estacionamento, permitindo manobras via smartphone, e câmeras 360 para uma visão completa do entorno do carro. Estas características combinam segurança com tecnologia e prometem elevar a experiência de condução do hatch.
A maior diferença, no entanto, está na parte de motorização. Na frente do motor, o face-lift de oitava geração diferencia a versão GTE híbrida plug-in com duas aletas no lugar da guarnição tipo colmeia das demais versões. Nessa versão, o motor a gasolina 1.5 TSI de 115 cv e acoplado a um elétrico de 177, gerando uma potência combinada de 272 cv e um torque total de 40,8 kgfm. A GTE agora conta com uma bateria de 19,7 kWh, capaz de oferecer uma autonomia próxima a 100 km em modo totalmente elétrico com uma única carga.
Além de aparecer na versão GTE, esse motor 1.5 TSI é usado com outras cinco configurações. Outra a híbrida plug-in com câmbio DSG de seis marchas e 204 cv; duas para a híbrida suave de 48V também com DSG mas de sete marchas, com 115 e 150 cv; e duas tradicionais, com os mesmos 115 e 150 cv, mas com câmbio manual de seis marchas. Há ainda o motor 2.0 TSI a gasolina em duas especificações: de 204 cv com tração integral, de 265 cv para a versão GTI, ambas com DSG7. Por fim, dois motores 2.0 turbodiesel, de 115 cv e câmbio manual e 150 cv com DSG7.
Outro ponto que dá um lustre futurista ao novo Golf é a integração na central multimídia do ChatGPT, o famigerado chatbot baseado em inteligência artificial. Esta inovação, revelada na Consumer Electronics Show (CES) de 2024, em Las Vegas, permite interações avançadas com o veículo e acesso a um vasto banco de dados de informações em tempo real, tudo controlável por meio de linguagem natural. São os novos tempos (por Alessio Salome, do Infomotori Itália, exclusivo no Brasil para Auto Press. Fotos de divulgação)