Share on facebook
Share on twitter
Share on email

BYD Han: luxo à chinesa

Trilha tecnológica

A chinesa BYD lança no Brasil o sedã de luxo Han EV 100% elétrico

                Basicamente, o setor automobilístico se apoia na escala de produção para se viabilizar no mercado. Para obter lucro, as marcas têm de ganhar em cada porca e parafuso instalado em seus carros. A exceção nesta lógica são os automóveis de luxo, que agregam ao preço o custo da exclusividade das novas tecnologias. Por isso mesmo, são os modelos de luxo que vêm protagonizando a mobilidade elétrica no mundo inteiro. E foi no caminho do luxo que a chinesa BYD escolheu se lançar no mercado brasileiro. A fabricante apresentou o sedã grande de luxo Han EV, que chega ao mercado apenas no segundo semestre desse ano, mas já está em pré-venda por R$ 539.990.

                O sedã chinês impressiona pelo design e pelo porte. Ele tem 4,98 metros de comprimento, 1,91 m de largura, 1,50 m de altura e 2,92 m de distância entre eixos. Em relação ao estilo, tem linhas fluidas, futuristas e cheias de personalidade, com detalhes em alumínio, guarnições em preto brilhante, conjuntos óticos em led e enormes rodas de 19 polegadas, que dão uma aparência luxuosa e poderosa ao modelo.

                De fato, o Han conta com dois motores elétricos bem potentes, um para cada eixo. O dianteiro gera 222 cv e 33,7 kgfm, enquanto o traseiro rende 272 cv e 35,7 kgfm. Com 494 cv de potência e 69,4 kgfm de torque no total, o sedã de 2.170 kg no total consegue acelerar de zero a 100 km/h em apenas 3,9 segundos, com máxima de 186 km/h.

                O Han é dotado de um conjunto de baterias em forma de lâminas – chamada de Blade – capaz de armazenar 76,9 kWh de energia. Segundo a marca, o modelo apresenta uma autonomia de até 500 km com uma carga completa, pelo sistema chinês de medição NEDC. O tempo de recarga em um carregador padrão, de 7,4 kWh, é em torno de 12 horas.

                Por dentro, o sedã grande tem um acabamento caprichado, como revestimentos em napa e guarnições em madeira natural, alumínio e materiais em preto brilhante. O console é dominado por uma enorme tela de 15,4 polegadas, que se posiciona tanto de modo vertical quanto horizontal e se movimenta eletricamente. O painel de instrumentos é também totalmente digital e a iluminação interna reforça o ar futurista do modelo, com luzes no console frontal e no contorno dos painéis das portas.

                Além dos equipamentos obrigatórios de segurança, como ABS e controle de tração e estabilidade, o modelo é dotado ainda os recursos ADAS mais comuns, como alerta de colisão com frenagem autônoma, controle de cruzeiro adaptativo, sensor de ponto cego, de tráfego cruzado traseiro, assistente de manutenção de faixa com esterçamento no volante, além de sete airbag (de cortina, frontais, laterais e de joelho do motorista).

                Em abril, a BYD inaugurou sua primeira concessionária no país, a Eurobike em São Paulo, mas projeta que até o final desse ano terá nada menos que 45 lojas, que passarão a 100 até o final de 2023. Além do sedã Han, a marca já comercializa no país o SUV de sete lugares Tan, que custa R$ 487.590 e teve suas primeiras unidades entregues exatamente na inauguração da concessionária (Texto de Eduardo Rocha, Auto Press. Fotos de divulgação).

Chevrolet Volt EV é um elétrico com jeito americano

Mercedes Maybach: Referência de luxo

Primeiras impressões

Grandes medidas

                Geralmente, carros elétricos impressionam pela agilidade nas arrancadas e retomadas, por conta da disponibilidade instantânea do torque. Mas no caso de um sedã grande e poderoso como o BYD Han, a experiência extrapola qualquer expectativa. O sedã de mais de duas toneladas acelerar de zero a 100 km/h em menos de 4 segundos e mostra um ganho de velocidade vigoroso em qualquer situação que é exigido.

                Mais que disposição atlética, o Han mostra muito luxo e requinte por dentro. Os revestimentos são em materiais de alta qualidade, numa composição elegante de madeira natural, napa e detalhes em alumínio. O painel digital traz de forma simples todas as informações pertinentes a um veículo elétrico, mas o que chama mesmo a atenção é a tela rotativa do sistema multimídia com 15,4 polegadas, que quando fica na posição vertical chega a atrapalhar a visão do lado direito do motorista.

                Além da tela central, um tanto exagerada, o Han não traz nenhuma tecnologia realmente surpreendente. Os recursos ADAS são bem comuns e não conta, por exemplo, com sistema já oferecidos em versões de topo de diversos modelos de marcas generalista no Brasil, como sistema de estacionamento semiautomático ou de frenagem autônoma em manobras, que seriam bem-vindos em um carro com quase 5 metros de comprimento.