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O sóbrio Yaris hatch

Além do básico

Versão intermediária XS equilibra o Toyota Yaris hatch entre custo e tecnologia

por Eduardo Rocha

Auto Press

O Yaris foi a resposta da Toyota em 2018 para o segmento de hatches compactos premium, que ganhou força no mercado brasileiro no final da década passada. O modelo surgiu como uma alternativa mais requintada para o Etios e hoje passou a ser a única opção por aqui ‑ Etios até continua em linha na planta de Sorocaba, mas não é mais vendido no Brasil por não responder às atuais normas de emissões. O segmento de compactos, aliás, nunca foi o foco da fabricante japonesa no Brasil e vem ganhando competidores fortes como Peugeot 208 e Citroën C3. Ainda assim, o Yaris hatch consegue um satisfatório 7º no segmento, com vendas médias de aproximadamente 1.900 unidades mensais em 2023. Ainda assim, o Yaris hatch consegue um satisfatório 6º no segmento, com vendas médias de aproximadamente 2.200 unidades mensais em 2022.

Esse desempenho foi 20% superior ao registrado em 2021, impulsionado pelo face-lift apresentado em janeiro. No início do ano, a linha trouxe a clássica reestilização de grade, para-choque e rodas. Mas o mais importante foi um certo reposicionamento de preços, que deixou o carro mais palatável diante dos valores pedidos pelos rivais diretos. A versão XS está sendo oferecido por exatos R$ 103.990, chega a R$ 105.550 com pintura metálica, como a versão avaliada, e pode ir a R$ 105.850 em branco perolizado. Historicamente, o Yaris sempre teve preço cerca de 10% acima dos rivais diretos, como Chevrolet Onix e Hyundai HB20 e agora está alinhado.

Além do novo visual, o Yaris, ganhou luz de condução diurna em led, novos revestimentos no interior. Um ganho importante foi na parte de segurança. O hatch é o único compacto com sete airbags – frontais, laterais, de cabeça e de joelho para o motorista – e a partir da versão XS conta também com alerta de colisão frontal com frenagem autônoma e monitoramento de faixa de rolagem. Isso além dos itens de praxe, como ABS, assistência de partida em rampa e controle de estabilidade e tração.

A versão de teste traz ainda faróis com projetores, lanterna traseira em led, rodas de liga leve de 15 polegadas, revestimento interno parcialmente em couro, ar-condicionado automático, paddle shift para mudanças de marcha, chave presencial, controle de cruzeiro e computador de bordo no painel em tela de 4,2 polegadas. A central multimídia traz uma tela de 7 polegadas no console central sensível ao toque com conexão para smartphones através do Android Auto e Apple CarPlay.

Todas as versões agora são animadas pelo motor 1.5 litro gerenciado por um câmbio CVT – não há mais opção de transmissão manual. O propulsor conta com comando variável e 105/110 cv de potência e 14,2/14,9 kgfm de torque, sempre com sete marchas pré-programadas, com dois modos de condução, Eco e Sport (Texto e fotos de Eduardo Rocha, Auto Press).

Yaris: pequeno grande sedã

Um passo à frente

Ponto a ponto

Desempenho – O motor 1.5 litro, o único da linha Yaris, é bem eficiente, apesar de não ter números que impressionem. Ele gera entre 105 e 110 cv e entre 14,3 1 14,9 kgfm, dependendo da proporção de gasolina e etanol. Mesmo sendo aspirado, não dá sinais de falta de fôlego nas acelerações e retomadas. Não oferece um desempenho impactante, mas dá ao Yaris uma dinâmica equilibrada. Nota 8.

Estabilidade – A configuração da suspensão do Yaris privilegia mais a estabilidade que o conforto. Ou seja: é firme para oferecer um bom controle da carroceria e das rolagens laterais nas curvas. Ainda assim, tem uma boa capacidade de absorver as irregularidades. A direção tem bom peso correto e bastante precisão, e o conjunto passa uma sensação de solidez. Pneus e rodas têm medidas pouco generosas, 185/60 R15. As versões intermediárias dos rivais trazem rodas aro 16. Nota 8.

Interatividade – O Yaris é agradável de manejar. Tem direção leve, uma transmissão CVT bem evoluída, que minimiza o famigerado efeito scooter, e na linha 2023 passou a contar com modos de condução Eco e Sport, que mudam de forma perceptível as reações de câmbio e motor. A central multimídia é bastante prática e tem comandos de voz funcionais. Os controles são bem-localizados e de fácil interação. Nota 9.

Consumo – O Yaris hatch aparece na tabela do InMetro com nota B na categoria e no geral com consumo de 8,7/9,8 km/l na cidade/estrada com etanol e 12,2/13,9 km/l nas mesmas condições com gasolina no tanque. Estranhamente, são números piores que os obtidos pela configuração sedã. Nota 8.

Conforto – O Yaris é compacto, mas suas dimensões geram um bom espaço na cabine, principalmente para um hatch. A boa altura de 1,49 metros oferece uma postura mais ereta aos passageiros. Com isso, os bons 2,55 metros de entre-eixos se tornam ainda mais efetivos, com excelente área para os joelhos de quem vai atrás. A suspensão é firme, mas filtram bem as pequenas imperfeições do piso. O isolamento acústico é apenas razoável. Nota 8.

Tecnologia – O Yaris usa a plataforma B da Toyota, que tem uma boa rigidez torcional, mas não é tão versátil quanto as mais recentes da marca, que são modulares. A plataforma eletrônica, embora não traga tecnologia de última geração, oferece recursos como frenagem autônoma e monitoramento de faixa. A central multimídia é coerente com o segmento do carro, com boa conectividade e acesso aos aplicativos mais populares de espelhamento. Nota 8.

Habitabilidade – O espaço na cabine é acima da média, mas há menos porta-objetos que o desejável. Com isso, os porta-copos à frente da alavanca de câmbio acabam sendo usados para acomodar objetos de uso mais imediato, como celular, controle remoto da garagem etc. chaves ou outros objetos de uso imediato. Por outro lado, sob o apoio de braços central há espaço para objetos maiores. O porta-malas, de 310 litros, é padrão para o segmento. Nota 8.

Acabamento – O Yaris XS segue a lógica mais racional já adotada pela Toyota em outros modelos. Não há requinte, mas os materiais são duráveis, com um design clássico, avesso a modismos e que não envelhece tão rapidamente. Há muito plástico rígido, mas na versão XS há detalhes em couro nos bancos, nos painéis das portas e no volante que elevam um pouco o padrão do carro. Nota 7.

Design – O face-lift de meia-vida do Yaris não afetou muito o visual do compacto. É um carrinho simpático, sem maiores ousadias ou traços de conservadorismo. O detalhe mais chamativo é a coluna traseira com revestimento em preto. No geral, as linhas são fluidas, orgânicas e modernas. Nota 7.

Custo/benefício – O Toyota Yaris XS parte de R$ 103.990 e chega a R$ 105.850 com pintura perolizada. Com isso, fica no miolo do mercado de hatches compactos, nivelado com os lideres de venda Chevrolet Onix e Hyundai HB20. Este alinhamento do compacto da Toyota certamente ajudou no incremento de 20% nas vendas em 2022. Nota 8.

Total – O Toyota Yaris XS hatch somou 79 pontos em 100 possíveis.

 

Primeiras impressões

Na medida certa

A Toyota prefere o pragmatismo da tradição antes de buscar firulas para chamar a atenção do consumidor. Foi assim, pragmaticamente, que a marca japonesa decidiu tornar o seu compacto Yaris em um carro mais atraente, através de um preço nivelado com os praticados pelos dois hatches mais vendidos do país: HB20 e Onix. As ações da fabricante não costumam buscar respostas de curto prazo, mas já nesse primeiro ano, deram resultado: as vendas do hatch foram 20% maiores que em 2021. Já a aposta de longo prazo continua sendo a mesma: ganhar a confiança do mercado pela durabilidade, eficiência e confiabilidade dos produtos. O Yaris hatch oferece tudo isso: bebe pouco, tem uma dinâmica agradável e é bem construído.

Por dentro, o Yaris é agradável de conviver. Há um espaço bastante generoso para quatro passageiros, principalmente com os sentados na frente. Atrás, a ocupação por um terceiro passageiro deve ser breve, pois não há tanta largura. Por ter a cabine estreita e trazer bancos largo (confortáveis e ergonômicos), sobra pouco espaço para as alavancas da transmissão e do freio de estacionamento. Com isso, o apoio de braços foi recuado para a linha do encosto e o console só traz um nicho à frente do câmbio.

A motorização é outra evidência do pragmatismo da marca. O propulsor é moderno e eficiente, conta sempre com transmissão CVT e responde bem quando é exigido. O isolamento acústico é bom, mas não excelente. Em uso mais civilizado, quase não se ouvem ruídos externos. Mas basta chamar a potência do motor, o que ocorre em giros altos, para o ruído entra no habitáculo sem cerimônias. As suspensões têm calibragem rígida, mas conseguem um bom resultado no conforto quando não enfrenta trechos muito irregulares. A estabilidade, por outro lado, impressiona, O hatch é estável e é preciso se esforçar muito para conseguir que ele mostre alguma tendência de sair de frente e acabe forçando o controle de estabilidade a entrar em ação. Assim como em outros aspectos, o Yaris é muito equilibrado.

 

Ficha técnica

Toyota Yaris XS Hatch

Motor: A gasolina e etanol, dianteiro, transversal, 1.496 cm³, quatro cilindros em linha, com quatro válvulas por cilindro e duplo comando de válvulas variável na admissão e no escape. Injeção eletrônica multiponto e acelerador eletrônico.

Transmissão: Câmbio com transmissão continuamente variável com simulação de sete velocidades e uma marcha a ré e paddle shift no volante. Tração dianteira com controle eletrônico de tração.

Direção: Elétrica progressiva e alerta de mudança de faixa.

Potência máxima: 105 cv com gasolina e 110 cv com etanol a 5.600 rpm.

Torque máximo: 14,3 kgfm com gasolina e 14,9 kgfm com etanol a 4 mil rpm.

Diâmetro e curso: 72,5 mm X 90,6 mm.

Taxa de compressão: 13,0:1.

Suspensão: Dianteira independente do tipo McPherson, com barra estabilizadora. Traseira com eixo de torção e barra estabilizadora. Controle eletrônico de estabilidade.

Pneus: 185/60 R15.

Freios: Discos ventilados na frente e tambores atrás. Alerta de colisão frontal com frenagem autônoma.

Carroceria: hatch em monobloco com quatro portas e cinco lugares, com 4,15 m de comprimento, 1,73 m de largura, 1,49 m de altura e 2,55 m de entre-eixos. Vão livre para o solo de 15,5 cm. Oferece airbags frontais, laterais, de cortina e de joelhos para motorista de série.

Peso: 1.125 kg.

Capacidade do porta-malas: 310 litros.

Tanque de combustível: 45 litros.

Produção: Sorocaba, Brasil.

Lançamento no Brasil: 2018.

Face-lift: 2022.

Preço da versão: R$ 103.990.

Preço da unidade testada: R$ 105.550

Opcional: pintura metálica (R$ 1.560) ou perolizada ((R$ 1,860). 05.550 (metálica).