Primeiro fôlego
Com crise de componentes na cadeia produtiva, em 2021 mercado marca passo e tem volume de vendas semelhante aos de 2020
Em um ano com a produção intermitente por conta da falta de componentes, 2021 teve vendas semelhantes às de 2020, que haviam sido ruins por causa da paralisação das fábricas nos primeiros meses de pandemia. No total, foram 1.974.431 unidades no acumulado do ano, ou 1,21% a mais que as 1.950.754 de 2020, mas 25,8% menos que em 2019, quando foram emplacadas 2.658.692 unidades. Houve uma forte mudança na distribuição entre automóveis de passeio e comerciais leves – setor amplamente dominado pelas picapes. Em 2020, os automóveis representavam 82,8% do total de vendas, proporção que caiu para 78,8%. Os comerciais leves subiram de 17,2% par 21,2% por conta do notável desempenho da Fiat Strada, que acumulou sozinha 109.107 unidades e foi o veículo de quatro rodas mais vendido do país. Esse volume é cerca de 27% mais que o segundo carro mais vendido do mercado, que foi o Hyundai HB20, com 86.455 emplacamentos, o hatch compacto mais vendido do país.
O segmento de hatch compacto ocupa cinco dos 10 primeiros postos no ranking de automóveis. Pela Fenabrave, federação que reúne os revendedores de veículos no Brasil, os compactos de entrada, os como o Volkswagen Gol e o Fiat Mobi, o 5º e 6º colocados no ranking, representaram 208 mil vendas em 2021, aproximadamente o mesmo total de 2020, que teve 205 mil. Já os compactos mais completos, chamados de hatch pequenos, como o próprio HB20, o Fiat Argo e o Chevrolet Onix, 1º, 2º e 4º colocados no ranking, representaram 341 mil emplacamentos no ano passado, enquanto em 2020 este subsegmento vendeu 475 mil unidades.
Parte dessa diferença de 135 mil unidades migrou dos automóveis para os comerciais leves, que passou de 335 mil para 416 mil unidades. Outra parte passou para o segmento de SUVs compactos, que em 2020 emplacou 392 mil e em 2021 chegou a 462 mil unidades. Quem dominou o segmento foi o Jeep Renegade, que foi o 3º modelo mais vendido no ranking de automóveis, com 73.913 unidades. No segmento, o segundo modelo mais vendido em 2022 foi o Hyundai Creta, com 64.749 unidades, o 8º colocado no ranking de automóveis. Pouco mais de 2 mil unidades à frente do Volkswagen T-Cross, que acumulou 62.307 unidades em 2021, o que o deixou em 9º lugar entre os automóveis. Apenas em 10º lugar aparece o primeiro sedã no ranking: Chevrolet Onix Plus, que apesar de ter quatro meses de interrupção de produção no ano, chegou a tempo de ser o líder do segmento.
A expectativa é que 2021 tenha sido apenas um ano para a retomada de fôlego e de preparação para um futuro crescimento, que só deve acontecer de fato em 2023, quando a cadeia produtiva dos componentes eletrônicos estiver restaurada. Em 2021, o que se viu foram as fabricantes se dedicando aos modelos mais caros e lucrativos e filas de espera nas concessionárias – o que deve permanecer, pelo menos, até meados de 2022. O desequilíbrio foi tal que, em muitos casos, carros seminovos, com menos de dois anos, foram vendidos por preços superiores ao zero-quilômetro. Abaixo, segue o ranking geral do mercado e uma lista dos líderes de cada um dos segmentos do mercado, com o total de vendas (por Eduardo Rocha/Auto Press).
Automóveis
1º) Hyundai HB20, com 86.455 unidades.
2º) Fiat Argo, com 84.644 unidades.
3º) Jeep Renegade, com 73.913 unidades.
4º) Chevrolet Onix, com 73.623 unidades.
5º) Jeep Compass, com 70.906 unidades.
6º) Volkswagen Gol, com 66.228 unidades.
7º) Fiat Mobi, com 65.847 unidades.
8º) Hyundai Creta, com 64.759 unidades.
9º) Volkswagen T-Cross, com 62.307 unidades.
10º) Chevrolet Onix Plus, com 54.707 unidades.
Comerciais Leves
1º) Fiat Strada, com 109.107 unidades.
2º) Fiat Toro, com 70.890 unidades.
3º) Toyota Hilux, com 45.893 unidades.
4º) Chevrolet S10, com 35.045 unidades.
5º) Volkswagen Saveiro, com 26.751 unidades.
Líderes por segmento
Geral, Comercial Leve e Picape Compacta – Fiat Strada, com 109.107 unidades.
Automóvel e Hatch Compacto – Hyundai HB20, com 86.455 unidades.
SUV Compacto – Jeep Renegade, com 73.913 unidades.
SUV Médios – Jeep Compass, com 70.906 unidades.
Picape Média-Compacta – Fiat Toro, com 70.890 unidades.
Subcompacto – Fiat Mobi, com 65.847 unidades.
Sedã Compacto – Chevrolet Onix, com 54.707 unidades.
Picape Média – Toyota Hilux, com 45.893 unidades.
Sedã Médio – Toyota Corolla, com 41.891 unidades.
SUV Médio-Grande – Toyota SW4, com 13.641 unidades.
Monovolume – Chevrolet Spin, com 13.005 unidades.
Sedã Grande – BMW Série 3, com 6.098 unidades.
Picape Grande – RAM 2500, com 2.227 unidades.
Hatch Médio – Chevrolet Cruze Sport6, com 1.733 unidades.
Esportivo – Porsche 911, com 878 unidades.
Elétrico – Nissan Leaf, com 439 unidades.
Station Wagon – Audi RS6 Avant, com 96 unidades.