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Mais poder para o Macan

Pimenta adicional

Porsche eleva a potência do Macan GTS a 440 cv e torna o SUV ainda mais divertido

O Macan nasceu no processo de diversificação da linha de SUVs da Porsche. A proposta inicial era a de ser modelo de entrada, mas que ao longo do tempo, como costuma acontecer com os carros da marca alemã, foi ganhando esportividade e sofisticação. O Macan chegou ao mercado em 2014 e em 2019, em vez de ganhar uma segunda geração, recebeu um face-lift de sobrevida, à espera de uma versão 100% elétrica, marcada para chegar ao mercado em 2023, como linha 2024. Nesse meio tempo, para a linha 2022, passou por uma nova atualização que afetou tanto a estética quanto a motorização. Foi nesse ponto que surgiu a nova versão GTS, com o generoso V6 turbo com 2.9 litros e 440 cv de potência.

Em comparação com a fase anterior, o Porsche Macan 2022 mudou apenas em alguns detalhes visuais, confirmando ao mesmo tempo suas proporções de SUV de tamanho médio: o comprimento chega a 4,73 metros, enquanto largura, altura e distância entre-eixos ficam em 1,92 m, 1,62 m e 2,8 m, respectivamente. As verdadeiras novidades, no entanto, são encontradas na grade dianteira, mais largas e esportivas. Duas entradas de ar foram introduzidas nas laterais, cortadas por frisos, que embutem assinatura luminosa em led – as luzes diurnas de quatro elementos ficam no conjunto ótico principal.

Nas laterais, as diferenças estão limitadas às decorações em contraste com a cor da carroceria, aos espelhos retrovisores Sport Design e às rodas de liga leve de 21 polegadas, na versão GTS – nas configurações mais simples, começam em 19 polegadas. Na traseira, a única mudança foi na saia do para-choque, que passa a ser na cor da carroceria.

Entrando no cockpit, o Porsche Macan traz consigo um painel ainda mais tecnologicamente refinado. A central multimídia traz uma tela de 10,9 polegadas e o volante GT Sport é derivado do usado no modelo 911. Os comandos da central e também os que ficam no console central passam a usar acionamento por teclas sensíveis ao toque. O revestimento dos bancos mistura Race-Tex e couro natural. A versão GTS também é enriquecida pelo respectivo pacote GTS Sport, com assentos eletricamente ajustáveis, costura contrastante e elementos decorativos de fibra de carbono.

Outra novidade substancial da linha 2022 do Porsche Macan é representada pelo fato de que agora a lista de preços consiste em quatro versões distintas. Tanto a versão standard quanto a nova versão T, que traz alguns equipamentos a mais, trazem um motor turbo-gasolina de 2.0 litros de 265 cv de potência e 40,8 kgfm de torque máximo. No Brasil elas custam, respectivamente, R$ 439 mil e R$ 497 mil. A versão intermediária é a S, que custa R$ 569 mil e vem com o motor V6 de 2,9 litros, herdado da GTS anterior, capaz de entregar 380 cv de potência e 53,0 kgfm de torque.

No topo da gama, o Macan GTS permanece com o já citado V6, que foi aprimorado para atingir 440 cv de potência e 56,1 kgfm de torque máximo suficiente para atingir a velocidade de 272 km/h e acelerar, com controle de largada, de zero a 100 em apenas 4,3 segundos. No Brasil, a versão GTS começa em R$ 669 mil, mas no qual é possível incluir mais de R$ 300 mil em opcionais – inclusive recursos básicos de condução autônoma, como controle de cruzeiro adaptativo e assistente de mudança de faixa, que são pagos por fora. Por outro lado, a versão GTS estreia uma suspensão ativa a ar rebaixada em 10 mm e traz sistema de frenagem Porsche Surface Coated Brake. Todos as quatro versões, em qualquer caso, são equipadas com tração integral, a transmissão automática de dupla embreagem PDK de sete velocidades e o pacote Sport Chrono com modos de condução (por Carlo Valente, do Infomotori.com, Itália. Fotos de divulgação. Exclusivo no Brasil para Auto Press).

Porsche 911 Targa 4S

Porsche Macan de cara nova

Impressões ao dirigir

Prazer explosivo

Para experimentar a nova edição do Macan, a Porsche Itália desenhou um trajeto a partir de Milão. Como previsto, a nova geração Macan não é uma revolução (ela só virá com o modelo 100% elétrico), mas uma evolução bem sucedida, que corrigiu os poucos pontos fracos e atualizou o design para as mais recentes diretrizes estilísticas da marca alemã.

Houve um pequeno crescimento de potência e torque, com redução de consumo e emissões. Isso, claro, sem recorrer à eletrificação, pois distorceria a filosofia deste carro. Em alguns anos, a transformação será completa, sem qualquer solução elétrica nesse meio-tempo, pois um plug-in reduziria a capacidade do porta-malas, aumentaria o peso e tornaria o gerenciamento do propulsor desnecessariamente complexo.

Na estrada é sempre um prazer dirigir o Macan. Tanto na autoestrada quanto, e especialmente, nas estradas mistas do Vale de Aosta, cheias de curvas e de altos e baixos. Nesse cenário, o GTS se mostrou extremamente divertido, com seu rugido que deliciam os amantes dos motores a explosão. Os pontos negativos desse Macan 2022, fora da tabela de preços, são difíceis de encontrar.

O modelo tem qualidade, tecnologia e a mesma assinatura alemã do Cayenne, primeiro modelo que “traiu” os fãs, ao combinar um mito como o 911 com uma carroceria SUV – mas que salvou a empresa da falência. O Macan GTS tem excelente aceleração e recuperação. A nova tela central, de maior tamanho, deixou o interior mais atraente. O espaço interno é suficiente para o segmento e o porta-malas é generoso para um Porsche, com 488 litros. Um excelente carro, digno do escudo da Casa de Stuttgart.