Pimenta adicional
Porsche eleva a potência do Macan GTS a 440 cv e torna o SUV ainda mais divertido
O Macan nasceu no processo de diversificação da linha de SUVs da Porsche. A proposta inicial era a de ser modelo de entrada, mas que ao longo do tempo, como costuma acontecer com os carros da marca alemã, foi ganhando esportividade e sofisticação. O Macan chegou ao mercado em 2014 e em 2019, em vez de ganhar uma segunda geração, recebeu um face-lift de sobrevida, à espera de uma versão 100% elétrica, marcada para chegar ao mercado em 2023, como linha 2024. Nesse meio tempo, para a linha 2022, passou por uma nova atualização que afetou tanto a estética quanto a motorização. Foi nesse ponto que surgiu a nova versão GTS, com o generoso V6 turbo com 2.9 litros e 440 cv de potência.
Em comparação com a fase anterior, o Porsche Macan 2022 mudou apenas em alguns detalhes visuais, confirmando ao mesmo tempo suas proporções de SUV de tamanho médio: o comprimento chega a 4,73 metros, enquanto largura, altura e distância entre-eixos ficam em 1,92 m, 1,62 m e 2,8 m, respectivamente. As verdadeiras novidades, no entanto, são encontradas na grade dianteira, mais largas e esportivas. Duas entradas de ar foram introduzidas nas laterais, cortadas por frisos, que embutem assinatura luminosa em led – as luzes diurnas de quatro elementos ficam no conjunto ótico principal.
Nas laterais, as diferenças estão limitadas às decorações em contraste com a cor da carroceria, aos espelhos retrovisores Sport Design e às rodas de liga leve de 21 polegadas, na versão GTS – nas configurações mais simples, começam em 19 polegadas. Na traseira, a única mudança foi na saia do para-choque, que passa a ser na cor da carroceria.
Entrando no cockpit, o Porsche Macan traz consigo um painel ainda mais tecnologicamente refinado. A central multimídia traz uma tela de 10,9 polegadas e o volante GT Sport é derivado do usado no modelo 911. Os comandos da central e também os que ficam no console central passam a usar acionamento por teclas sensíveis ao toque. O revestimento dos bancos mistura Race-Tex e couro natural. A versão GTS também é enriquecida pelo respectivo pacote GTS Sport, com assentos eletricamente ajustáveis, costura contrastante e elementos decorativos de fibra de carbono.
Outra novidade substancial da linha 2022 do Porsche Macan é representada pelo fato de que agora a lista de preços consiste em quatro versões distintas. Tanto a versão standard quanto a nova versão T, que traz alguns equipamentos a mais, trazem um motor turbo-gasolina de 2.0 litros de 265 cv de potência e 40,8 kgfm de torque máximo. No Brasil elas custam, respectivamente, R$ 439 mil e R$ 497 mil. A versão intermediária é a S, que custa R$ 569 mil e vem com o motor V6 de 2,9 litros, herdado da GTS anterior, capaz de entregar 380 cv de potência e 53,0 kgfm de torque.
No topo da gama, o Macan GTS permanece com o já citado V6, que foi aprimorado para atingir 440 cv de potência e 56,1 kgfm de torque máximo suficiente para atingir a velocidade de 272 km/h e acelerar, com controle de largada, de zero a 100 em apenas 4,3 segundos. No Brasil, a versão GTS começa em R$ 669 mil, mas no qual é possível incluir mais de R$ 300 mil em opcionais – inclusive recursos básicos de condução autônoma, como controle de cruzeiro adaptativo e assistente de mudança de faixa, que são pagos por fora. Por outro lado, a versão GTS estreia uma suspensão ativa a ar rebaixada em 10 mm e traz sistema de frenagem Porsche Surface Coated Brake. Todos as quatro versões, em qualquer caso, são equipadas com tração integral, a transmissão automática de dupla embreagem PDK de sete velocidades e o pacote Sport Chrono com modos de condução (por Carlo Valente, do Infomotori.com, Itália. Fotos de divulgação. Exclusivo no Brasil para Auto Press).
Impressões ao dirigir
Prazer explosivo
Para experimentar a nova edição do Macan, a Porsche Itália desenhou um trajeto a partir de Milão. Como previsto, a nova geração Macan não é uma revolução (ela só virá com o modelo 100% elétrico), mas uma evolução bem sucedida, que corrigiu os poucos pontos fracos e atualizou o design para as mais recentes diretrizes estilísticas da marca alemã.
Houve um pequeno crescimento de potência e torque, com redução de consumo e emissões. Isso, claro, sem recorrer à eletrificação, pois distorceria a filosofia deste carro. Em alguns anos, a transformação será completa, sem qualquer solução elétrica nesse meio-tempo, pois um plug-in reduziria a capacidade do porta-malas, aumentaria o peso e tornaria o gerenciamento do propulsor desnecessariamente complexo.
Na estrada é sempre um prazer dirigir o Macan. Tanto na autoestrada quanto, e especialmente, nas estradas mistas do Vale de Aosta, cheias de curvas e de altos e baixos. Nesse cenário, o GTS se mostrou extremamente divertido, com seu rugido que deliciam os amantes dos motores a explosão. Os pontos negativos desse Macan 2022, fora da tabela de preços, são difíceis de encontrar.
O modelo tem qualidade, tecnologia e a mesma assinatura alemã do Cayenne, primeiro modelo que “traiu” os fãs, ao combinar um mito como o 911 com uma carroceria SUV – mas que salvou a empresa da falência. O Macan GTS tem excelente aceleração e recuperação. A nova tela central, de maior tamanho, deixou o interior mais atraente. O espaço interno é suficiente para o segmento e o porta-malas é generoso para um Porsche, com 488 litros. Um excelente carro, digno do escudo da Casa de Stuttgart.